Seis alunos foram premiados individualmente e turmas assistiram a uma apresentação de teatro; objetivo da mobilização é conscientizar as crianças quanto à luta contra o mosquito
Nesta sexta-feira (08), seis alunos da rede municipal de ensino foram premiados no concurso de cartazes de combate à dengue. Realizado há sete anos, o concurso é fruto de uma parceria entre a Vigilância em Zoonoses e a Unidade Gestora de Educação, com o objetivo de conscientizar as crianças, desde a infância, sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito.
Alunos de 29 escolas da Rede Municipal participaram da iniciativa, que envolveu ações educativas, rodas de conversa e atividades em sala de aula sobre a dengue. Depois de produzirem os cartazes, cada escola selecionou o melhor desenho para ser encaminhado à comissão avaliadora, formada por servidores da Unidade Gestora de Educação e da Vigilância e Controle de Zoonoses, que escolheu os vencedores.
Antes da cerimônia de premiação, os alunos assistiram a uma peça teatral da companhia “Gatos Gordos”, que apresentou histórias, fábulas, músicas e garantiu um momento de diversão para as crianças. A diretora pedagógica da Unidade Gestora de Educação, Glauce Parazzi, destacou a relevância da parceria entre Educação e Saúde. “As crianças são grandes mobilizadoras. Quando trazemos essas ações para dentro das escolas, conseguimos impactar a saúde da comunidade de forma muito positiva, prevenindo a proliferação do mosquito”, afirmou.
O diretor de Vigilância em Saúde, Kleber Salvador Zechim, parabenizou os alunos vencedores e reforçou a importância do combate ao mosquito, especialmente com a chegada do período de chuvas.
Vencedores do Concurso
Foram premiados seis alunos, três da Educação Infantil e três do Ensino Fundamental, entre o 4º e o 5º ano:
- CEMEB Zilda Arns – Livia da Silva Lopes
- CEMEB Paulo Freire – Camili Oliveira
- CEMEB Luiz Fioresi – Diego da Cunha
- CEMEB João Batista Nalini – Lorena de Camargo Monteiro
- CEMEB Edith Schneider – Lara Vitória
- CEMEB Anísio Teixeira – Nicole Gomes Rodrigues