Outubro Rosa: Exames de Mamografia prosseguem em Várzea Paulista

Prevenção e cuidados contra o câncer de mama continuam durante todo o mês

Nesta quarta-feira (16), as ações do Outubro Rosa prosseguem em Várzea Paulista, com a realização de 80 exames de mamografia, que estão sendo feitos em uma van localizada na Praça CEU.

A iniciativa da Unidade Gestora de Saúde continuará com os atendimentos nos dias 17, 28, 29, 30 e 31 de outubro. O trabalho também ganhou reforço, com um ônibus cedido por uma empresa parceira, por intermédio do vereador Valdecir Costa, que atendeu as mulheres da cidade entre os dias 14 e 16.

O Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, é um momento importante para as mulheres reforçarem os cuidados com a saúde, como conta a moradora do Jardim América 2, Maria Betânia, de 59 anos. “Passei muitos anos cuidando dos filhos e acabei deixando minha saúde de lado. Mas agora, voltei a pensar em mim e a me cuidar, e a saúde está em primeiro lugar”, relata ela. Além da mamografia, Maria também pratica atividades físicas, outro fator importante para a prevenção do câncer. “Faço ginástica e Zumba, todos os dias pratico algum exercício. A vida é uma só, e temos que nos cuidar”, finaliza.

Prevenção
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais na maioria dos casos, o que aumenta as chances de tratamento e cura. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita nas mamas. Quando a mulher conhece bem seu corpo e se familiariza com o que é normal para ela, pode identificar essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A orientação atual é que a mulher faça a observação e a auto palpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem a necessidade de uma técnica específica de autoexame.