Contrapiso, instalações de ar-condicionado, e redes elétrica e hidráulica estão bem adiantados; sistema de drenagem do pátio do estacionamento está quase concluído
A construção do novo hospital municipal de Várzea Paulista segue a todo vapor. Segundo o gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, a novidade recente é a preparação para a pintura das paredes, nos lados interno e externo, com o início da aplicação da base que receberá o revestimento final, posteriormente. Por fora, as paredes serão revestidas com a textura projetada — o lançamento sobre elas, por meio de um equipamento hidráulico, de uma mistura de cimento, cal, aditivos e outros materiais. Essa textura deixará a área revestida mais bonita e protegida, inclusive contra chuvas.
Outras etapas estão adiantadas: o contrapiso, que nivela o solo antes da aplicação das peças de piso; a instalação do ar-condicionado hospitalar; o sistema de drenagem (escoamento de águas das chuvas) no pátio onde haverá o estacionamento, área que receberá a base da pavimentação em breve; e as implantações das redes elétrica e hidráulica.
As Unidades Gestoras Municipais de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, e de Saúde gerenciam a construção.
Com 7.500 m² de área construída, o hospital terá um andar inteiro para o pronto atendimento, um piso destinado a atendimentos agendados e outro para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e a maternidade. No último pavimento, haverá uma casa de máquinas — com um ar-condicionado de grande porte —, a área administrativa e um auditório.