Idosos do CCPI visitam a Casa de Memória e fortalecem os laços com a história da cidade

Visita guiada promove a conexão com Várzea Paulista e a valorização das memórias pessoais

Na manhã desta terça-feira (03), um grupo de idosos que frequentam o CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), participaram de uma visita à Casa da Memória de Várzea Paulista. A visita foi guiada pela coordenadora de patrimônio cultural, Tânia Maura Gomes, que conduziu os participantes pelo espaço e contou a história da cidade.

Segundo o psicólogo do CCPI, Edger de Paulo, a visita faz parte de um trabalho que vem sendo realizado há um ano, onde o objetivo é que os idosos exercitem suas memórias e valorizem a própria história. “Queremos que eles fortaleçam o vínculo e a conexão com a cidade, com suas raízes e saibam que suas memórias são importantes e contribuem culturalmente”, destacou.

A moradora do Jardim Paulista, Luiza Rodrigues Martins, contou que está há pouco mais de três anos na cidade e que a visita à Casa da Memória lhe dá um sentimento de proximidade. “Eu não sou daqui, mas desde que cheguei me senti muito acolhida pela cidade. Gostei muito de conhecer a história, pois faz com que eu me sinta parte disso”, declarou.

Momento de emoção

Conceição Aparecida Capucci, mora há 30 anos no município e contou que seus pais fizeram parte da construção de Várzea Paulista. Emocionada, ela contou que se lembra de quando a mãe trabalhou nas olarias e de seu pai, que foi servidor público. “Ver essas fotos me deixa muito emocionada e muito orgulhosa. Meus pais fizeram parte da construção dessa cidade, é lindo ver o que foi realizado neste espaço”, contou.

Visite a Casa da Memória

As visitações a Casa da Memória de Várzea Paulista podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O agendamento deve ser feito pelo telefone (11) 4595-2649.