Atividade homenageia o Dia do Feirante e incentiva alimentação saudável na escola Luiz Fioresi

Em tarde lúdica, alunos da Educação Infantil brincaram de consumidores na feira, comeram frutas e vegetais, e produziram um criativo ‘espeto de frutas’

Esta segunda (26) e terça-feira (27) serão dias bem diferentes para aproximadamente 120 alunos de Educação infantil (de 4 a 6 anos) do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica), na Vila Popular. Na homenagem ao Dia do Feirante — 25 de agosto —, as crianças têm experimentado, ludicamente, o contato com frutas e vegetais e conhecido, ainda mais, seus sabores e benefícios. A atividade é resultado da parceria entre a Coordenação de Alimentação Escolar da Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea, a Pack Food, fornecedora de alimentação escolar da Rede Municipal, e a própria escola.

Segundo a nutricionista Jaqueline Carboneri Brando, da Prefeitura, a iniciativa aproveita o trabalho que a unidade escolar já tem feito, com a horta presente no local, e incentiva a alimentação saudável e o hábito de ir à feira. “Esta atividade voltada ao Dia do Feirante foi pensada para os alunos conhecerem esses alimentos, com o fim de incentivar os bons hábitos alimentares. Também fizemos uma lembrancinha: um recado aos pais para incentivá-los a levar as crianças à feira”, explica.

Após brincar de ir à feira, com suas sacolas, as crianças entregam os vegetais à merendeira, alguns dos quais para serem usados na refeição do dia. Depois disso, higienizaram as mãos e prepararam um delicioso “espeto de frutas”. Por fim, receberam a refeição e a colação (espeto preparado por elas), nos horários usuais.

Além de Brando, coordenadora de Alimentação Escolar, Arlete Ferreira da Silva, e o nutricionista Orlando Carola Neto, ambos do setor de alimentação escolar municipal, estão entre os responsáveis pelo projeto.

A diretora da escola, Janaina Alves, relata que o setor de nutrição da Prefeitura propôs a atividade no local, pensando em aproveitar as atividades com a horta e o Dia do Feirante para incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. E a unidade escolar já tem uma nova iniciativa planejada para o final do ano, nesse mesmo sentido. “Lá para o final do ano pretendemos, com o alimento que eles conseguirem colher, fazer uma atividade. Já que eles plantaram e viram esses frutos crescerem, vão poder comê-los. Assim, vamos incentivar uma alimentação mais saudável”, afirma.