Várzea Paulista conta com um abrigo emergencial municipal contra o frio

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Pessoas em situação de rua estão sendo acolhidas, para serem alimentadas e se higienizarem, em um ambiente protegido contra as baixas temperaturas; também há espaço para os pets

As pessoas resistentes a sair da condição de rua contam com um abrigo emergencial municipal em Várzea Paulista, durante o período de baixas temperaturas do inverno. O serviço está sendo ofertado no SOS Cristão, todos os dias. São recebidas pessoas de 18 anos ou mais, de ambos os sexos, e famílias que incluam filhos crianças ou adolescentes. O local possui quartos adaptados para receber também pessoas com deficiência. No abrigo, são ofertados jantar e café da manhã, além de um kit de higiene pessoal. Os bichinhos de estimação também podem ser levados.

O serviço é gerenciado pela OSC (organização da sociedade civil) SOS Cristão e ofertado por meio da parceria entre a entidade e a Prefeitura.

O portão se abre, para a entrada, das 17 às 19 horas e é novamente aberto no dia seguinte, pela manhã, às 7 horas. A equipe do Seas (Serviço Especializado de Assistência Social), da Prefeitura, já tem feito a busca ativa em locais com incidência de moradores em situação de rua para oferecer o serviço e disponibilizar o transporte a quem se interessa.

Da mesma forma, quem conhece alguém nessas condições pode avisar a Prefeitura, por um dos telefones disponíveis: 153, da GCM (Guarda Civil Municipal), que funciona todos os dias, 24 horas; ou (11) 4606-0437, do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Servidores municipais irão ao local, explicarão como funciona o abrigo e levarão quem se interessar em ficar no SOS.

Os mesmos canais servem para quem tem vontade de se dirigir ao local, mas não tem condições de fazê-lo.

O SOS fica na Rua Francisco Esteves Garcia, 762 — Jardim Bahia.

Suporte municipal a quem precisa

“A gente sabe que existem aquelas pessoas que são mais resistentes, que não querem ficar no abrigo (o próprio SOS, que já atende quem está em situação de rua, de 18 a 59 anos). Agora, com o período do inverno, a gente amplia a parceria com o SOS, para acolhermos essas pessoas, de maneira que não durmam na rua, não passem frio e não aconteça algo grave”, declara o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques”.

“É uma parceria que já vem sendo realizada há alguns anos, e o SOS tem se dedicado para que ofereça o melhor serviço a essa população tão necessitada nesse período de noites frias”, complementa o presidente do SOS, Amaury Ricardo Piccolo.