Várzea Paulista na rota da cerveja

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Web-documentário vai abordar a participação feminina na produção da bebida e fará gravações no município.

Várzea Paulista é uma cidade cheia de particularidades e não tem passado despercebida diante dos olhos atentos dos produtores culturais. Na segunda-feira (24), a equipe da produtora Bruta Flor teve uma reunião com representantes da Unidade Executiva de Cultura para apresentar o projeto do web-documentário ‘A Cerveja Explica’, que visitará cidades paulistas, incluindo o município varzino.

A iniciativa, comandada pela mestre cervejeira, sommelier de cerveja e apresentadora Cilene Saorin, visa desmistificar a presença das mulheres na produção da bebida e incentivar um consumo moderado e apreciativo do produto. “A produção de cerveja começou com as mulheres, mas o papel delas foi apagado ao longo do tempo. Nosso intuito é contar essa história. Várzea Paulista será o primeiro episódio da nossa web-série, já que a cidade tem uma das poucas cervejarias do Brasil comandadas por mulheres, a Dádiva”, explica ela.

A gestora executiva de cultura, Renata Câmara, relatou que este é o terceiro projeto beneficiado pela Lei Paulo Gustavo que realizará ações no município. “Fico feliz em ver que a lei tem incentivado tantos projetos e que Várzea Paulista tem chamado a atenção dos produtores culturais”, disse. No encontro foram discutidas informações sobre a pré-produção do web-documentário e passadas informações sobre a cidade. As gravações têm previsão para ocorrer na segunda quinzena de setembro.

Participaram da reunião Bruna Lessa, diretora e roteirista, Cacá Bernardes, diretora de fotografia, Cilene Saorin, apresentadora, Gabriela Fernandes, designer e animações, Laíza Dantas, apresentadora e roteirista, e Maurício Schneider, assistente de produção. Além do diretor de Cultura, Bruno Fonseca, e da jornalista Juliana Ernits.