Novas mudas de árvores nativas trarão ganhos ambientais e estruturais a trecho da Marginal

Meio Ambiente - Destaques Destaques Notícias

Na Semana do Meio Ambiente, Prefeitura planta 76 mudas em encosta que sofreu erosão e precisou ser restaurada em 2023; árvores alimentarão a fauna e garantirão maior resistência ao solo, ao longo dos anos

Dando continuidade à Semana do Meio Ambiente de Várzea Paulista, a Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (7), um plantio de 76 mudas de árvores nativas em um trecho da encosta da Avenida Marginal Esquerda do Rio Jundiaí (sentido Jundiaí), localizado em frente à Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp. A ação, além de dar continuidade ao compromisso do município com o reflorestamento de toda a encosta do Rio Jundiaí, que representa ganhos significativos ambientais e até mesmo para a estabilização da área, possibilita a conscientização para a causa ambiental, na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente — 5 de junho.

Entre as árvores que, em cerca de dois anos, vão recuperar a arborização existente antes do deslizamento provocado por chuvas que demandou uma obra para refazer a encosta, concluída no ano passado, estão: jabuticabeira, pitangueira, araçá, calabura, jerivá, pau-viola, ipê amarelo, ipê roxo, ipê rosa, canafístula, dedaleiro e aroeira-pimenteira. Todas são provenientes do Viveiro Municipal de Mudas. Segundo o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João José de Lima, todas as árvores terão frutos e flores abundantes, que alimentarão os animais locais e, ao longo dos anos, com o crescimento dos galhos e troncos, grampearão o solo, tornando-o mais protegido contra deslizamentos.

O gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso, relembra que o trabalho é contínuo e integra um compromisso frequente da cidade. A ação na Semana do Meio Ambiente, com visibilidade ampliada, também traz um ganho para a conscientização.

“Essa iniciativa faz parte de um acordo que nós temos com a Região Metropolitana de Jundiaí, que é a recuperação ambiental de toda as APPs (áreas de preservação permanente) do Rio Jundiaí. A finalidade é recuperar toda a Marginal (lados direito e esquerdo) do Rio Jundiaí, criando um corredor verde, por meio do qual conseguimos, ao mesmo tempo, conservar a APP e garantir uma segurança maior para as bordas do córrego, assim como, também, conservar algumas árvores frutíferas para alimentar a fauna aqui do município. Nós temos esse compromisso ambiental, que está sendo cumprido ao longo dos últimos três anos. Todas as cidades banhadas pelo Rio Jundiaí firmaram esse compromisso em reunião dos municípios da Região Metropolitana”, explica o gestor.

“Fazemos plantio o ano todo, mas, nesta semana, preferimos chamar uma atenção maior, mostrar o serviço que vem sendo feito e, dessa forma, criar uma conscientização ambiental na população e em todos que passam por aqui e veem o espaço sendo recuperado”, finaliza.

Para o prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, promover uma cidade cada vez mais sustentável e verde é fundamental. “Estamos fazendo o plantio, para preservar o meio ambiente da nossa cidade. O nosso dever é trabalhar com a sustentabilidade”, afirmou.

O vice-prefeito Fernando Pasqualino também participou do plantio.

Semana do Meio Ambiente

Neste sábado (8), haverá uma distribuição gratuita de mudas de orquídeas em frente ao Banco do Brasil, no Centro (Avenida Fernão Dias Paes Leme, 819), das 9 horas ao meio-dia. O objetivo é incentivar que a população cultive plantas ornamentais, em especial a flor que é símbolo de Várzea Paulista.

A Semana do Meio Ambiente também incluiu a inauguração do Cebea (Centro de Bem-Estar Animal), que atenderá animais de pessoas em vulnerabilidade social ou amparados por protetores cadastrados e que sofreram maus-tratos ou estão em situação precária. O evento, na terça-feira (4), foi um marco para a causa animal na cidade.