Junho Violeta: CCPI Promove ações contra a Violência à Pessoa Idosa

Movimento tem como objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos dos idosos e promover um ambiente seguro e respeitoso para essa população.

Neste mês de junho, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Várzea Paulista intensifica suas ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, em alusão ao Junho Violeta.

Durante as reuniões do Serviço de Convivência realizadas até agora, o CCPI tem abordado questões relacionadas ao envelhecimento e às condições enfrentadas pelos idosos. No entanto, neste mês, o foco será voltado para a violência contra a pessoa idosa e as maneiras de reagir a essa situação alarmante.

Além de palestras e discussões internas, o CCPI promoverá ações externas envolvendo diretamente os idosos. Em uma série de eventos, os idosos sairão às ruas para distribuir informativos e conscientizar a comunidade sobre o tema. Esta iniciativa busca fortalecer a presença e a voz dos idosos na sociedade.

Confira a programação:

17 de junho, às 9h: Ação na Avenida Principal da Promeca e na Unidade Básica de Saúde (UBS);

18 de junho, às 9h: Ação na Avenida Pacaembu e na Rua Ilha Bela;

19 de junho, às 9h: Ação na Avenida Bertioga.

Os tipos mais comuns de violência incluem:

  • Violência física: Bater no idoso, empurrar, beliscar.
  • Violência psicológica ou emocional: Fazer o idoso sentir-se constrangido ou humilhado.
  • Violência financeira: Casos de familiares de que se utilizam de recursos dos idosos para si.
  • Violência sexual: Abusos físicos ou psicológicos, mesmo em conversas, quando são contra a vontade e/ou princípios do idoso.
  • Violência por negligência: Deixar de agir quando necessário, sejam os responsáveis pelo idoso ou em negligencia consigo próprio.
  • Violência verbal: Qualquer ação como falar num tom de voz inadequado, se baixo demais (para excluir o idoso da conversa) ou gritar de maneira ofensiva.)

Para denunciar Disque 100

Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o Disque 100. O serviço é prestado 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados.