Várzea Paulista conquista o Centro de Bem-Estar Animal

Meio Ambiente - Destaques Destaques Notícias

Espaço atenderá animais de tutores em situação de vulnerabilidade e bichinhos em condições precárias ou vítimas de maus-tratos, com serviços como castração e vacinação; novo serviço recebeu um carro 0 km em sua inauguração

A Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou, na terça-feira (4), o Cebea (Centro de Bem-Estar Animal), espaço moderno voltado a dar qualidade de vida e saúde aos pets que mais precisam. Ao lado do Viveiro de Mudas, o equipamento atenderá animais de pessoas em vulnerabilidade social beneficiárias de programas como o Bolsa Família e bichinhos em condições precárias ou de maus-tratos amparados por protetores cadastrados pelo departamento de Bem-Estar Animal. O Cebea também recebeu, já na inauguração, um carro Spin 0 km.

Entre os serviços, estarão castrações, vacinações e medicações. O espaço conta com recepção, canil, gatil, sala de medicação e vacina, sala de anestesia, sala de cirurgia, sala de recuperação, sala de internação sala de esterilização, sala de expurgo, sala de conforto, área administrativa, sala de vetores e necropsia.

Para a entrega do novo órgão, foi necessário reformar os dois prédios onde funcionará. A reforma foi conduzida pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, com a parceria da Unidade Gestora de Meio Ambiente e o apoio do Controle de Zoonoses (órgão da Unidade Gestora de Saúde). Os trabalhos incluíram: a construção de um anexo para guardar materiais e abrigar um depósito e uma área de serviço; adequação de banheiros para pessoas com deficiência; colocação de novos piso e revestimentos; revisão de toda a rede elétrica e hidráulica; iluminação interna e, na parte externa, postes de iluminação; pintura interna e externa; novas portas e janelas; piso interno em granilite; nova cobertura.

A reforma é fruto de um investimento municipal de R$ 200.192,47 e da emenda parlamentar do ex-deputado estadual Alexandre Pereira, que destinou R$ 500 mil dos cofres estaduais. O deputado federal Vinicius Carvalho também destinou uma emenda parlamentar de R$ 270 mil, cujos recursos federais vêm sendo usados para a aquisição de equipamentos e insumos.

Um veículo 0 km também foi entregue oficialmente, durante o evento. A Spin totalmente nova foi adquirida por meio de uma emenda impositiva (indicação de investimento municipal feita por vereadores) dos vereadores Emerson Afonso, Dr. Eliseu Notário e Valdecir, no valor de R$ 75 mil, e de um aporte de R$ 95 mil feito pela Prefeitura, para atingir o montante necessário.

Marco na causa do bem-estar animal

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, destacou que a atual administração tem buscado investir cada vez mais em dar boas condições aos pets da cidade e lembrou o caráter social do Cebea, uma vez que vai contemplar os bichinhos cujos donos não têm condições de custear serviços públicos de saúde e bem-estar. “Aqui serão atendidos aqueles animaizinhos que mais precisam”, disse o mandatário.

O ex-deputado estadual Alexandre Pereira mostrou-se feliz com o resultado da reforma e a conquista, por parte da cidade, de um órgão bastante necessário. “Fico muito satisfeito e feliz quando ações como essa ocorrem. Este equipamento atenderá, na prática, as pessoas que realmente necessitam e seus animais. É uma causa muito justa e nobre. Desejo um bom trabalho a todos que estarão aqui, no atendimento”, afirmou.

Para o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso, agradeceu todos os envolvidos e reforçou a importância de uma atenção contínua aos animais. “Esta é uma conquista de toda a equipe que se dedicou para que isso ocorresse”, celebrou.

O gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, demonstrou gratidão por fazer parte da entrega de mais um equipamento público qualificado. “Essa causa animal vem sendo tratada de forma diferenciada em nosso município e, com esse equipamento, será ainda mais bem contemplada”, elogiou.

O gestor municipal de Saúde, Marcello Breschi, foi uma das várias outras autoridades presentes na solenidade.

Mais sobre os serviços

Terão direito aos atendimentos: os animais cujos tutores estejam no Cadastro Único (registro federal) e sejam beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo; e os pets de protetores de animais domésticos com cadastro realizado pelo departamento de Bem-Estar Animal, da Unidade Gestora de Meio Ambiente.

Os atendimentos serão feitos mediante agendamento. Ainda não há agenda aberta. Nos próximos dias, após a conclusão da estruturação interna dos prédios, a Prefeitura divulgará como deverão ser feitos os agendamentos.

Para saber os requisitos necessários a esse cadastro dos protetores ou tirar outras dúvidas, entre em contato com a unidade, pelo telefone (11) 4606-8673, e-mail: meio.ambiente@varzeapaulista.sp.gov.br ou pessoalmente, no Facilita (Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.