Várzea Paulista realiza o 17° Encontro de Companhia de Reis e Cultura Caipira

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Festividade, já tradicional na cidade, reuniu sete companhias, comunidade de fé e tradições caipiras na Praça CEU

No último domingo (26), Várzea Paulista sediou o 17º Encontro de Companhias de Santos Reis e Encontro de Cultura Caipira, evento tradicional que celebra a rica cultura popular e religiosa da região. Promovido pela Companhia de Santos Reis Luz Divina, com o apoio da Prefeitura de Várzea Paulista por meio da Unidade Executiva de Cultura e Turismo, o encontro ocorreu das 8 às 20 horas na Praça CEU, repleto de espiritualidade e das tradições da região, com entrada franca, para toda a família.

A programação começou com uma missa campal, momento de fé e devoção que marcou o início das festividades. O padre responsável pela celebração, Adeilson, afirmou ter sido a primeira vez que realizou uma missa no “estilo” sertanejo. “Agradeço o convite para essa festividade tão bonita! A festa de Santos Reis é uma importante data para a cultura católica. Sinto-me honrado pelo convite”, declarou.

Em seguida, sete companhias realizaram seus desfiles, ao som de músicas religiosas compostas por muitas vozes, violas e outros instrumentos, tudo animado pelas danças dos palhaços, que vieram prestigiar e cantar o reisado, trazendo a magia e a beleza das festas de Santos Reis para o público. Durante o evento, cada companhia participante recebeu um certificado de participação, como uma lembrança e homenagem por fazer parte do 17° Encontro.

O prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, expressou sua satisfação com o evento. “Este encontro é uma celebração da nossa cultura e uma oportunidade de manter vivas nossas tradições. Fico muito feliz em ver a comunidade reunida em um evento tão significativo”.

O evento também contou com atrações para a família, incluindo um espaço para o artesanato local e a gastronomia típica, incluindo uma variedade de comidas do cotidiano caipira.

A gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, destacou a importância da participação popular. “Várzea Paulista é a única cidade da região metropolitana de Jundiaí que ainda mantém a tradição desta festa há muitos anos. Eventos como este fortalecem nossa identidade e promovem a união da comunidade”, finalizou.

Para encerrar o dia com chave de ouro, shows sertanejos animaram o público com músicas tradicionais e sucessos do gênero.