Parcerias da Unidade Gestora de Educação com Governos Estadual e Federal buscam melhorar alfabetização

Educação - Destaques Destaques Notícias

Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, do Governo Federal, e Alfabetiza Juntos, do Estado, ofertam formações para quase 400 profissionais envolvidos com a alfabetização de crianças varzinas

A Unidade Gestora Municipal de Educação está realizando duas formações para servidores municipais, uma em parceria com o Governo Federal, e outra em conjunto com o Governo Estadual, para qualificar a alfabetização dos alunos da Rede Municipal.

O programa federal LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) beneficiará 190 professores, gestores e coordenadores escolares de Educação Infantil, para um aprofundamento no ensino da leitura e escrita de 2.713 alunos da Rede Municipal. Já o Alfabetiza Juntos, iniciativa em parceria com o Estado, é um conjunto de capacitações para levar professores dos Anos 1 e 2 e coordenadores pedagógicos (cerca de 200 servidores) à reflexão sobre como aprimorar a alfabetização de crianças até 7 anos.

LEEI

O programa faz parte do compromisso Criança Alfabetizada, iniciativa federal. Nesse processo, os profissionais formadores vão refletir, junto de professoras, coordenadoras e gestoras da Educação Infantil da cidade, acerca das práticas realizadas, e aprofundar os conhecimentos relativos à apropriação do universo da leitura e da escrita, por parte das crianças.

Serão ofertados, no Centro de Formação da Unidade Gestora de Educação, diversos encontros de formação presencial, divididos entre teoria e prática alinhados ao dia a dia de sala de aula dos docentes. As formações começaram em abril e se encerrarão em dezembro.

Alfabetiza Juntos

O programa vem sendo realizado pelo Estado, em colaboração com os 645 municípios paulistas. Por meio da formação, avaliação e reflexão da prática pedagógica, o intuito é garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade em todo o estado. Em Várzea Paulista, a articuladora e responsável pelos encontros é Elen Fernandes de Matos Fonseca.

Iniciadas na cidade neste mês, as atividades vão até dezembro, de forma presencial, no Centro de Formação, e também on-line.