Prefeitura reforça combate à dengue com treinamento sobre nebulização de inseticida

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Ação em parceria com o governo do Estado é um complemento a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti

O setor de Zoonoses da Prefeitura de Várzea Paulista, realizou nesta terça-feira (14), um importante trabalho complementar no combate à dengue no município. Agentes do setor receberam treinamento para a aplicação de produtos químicos com nebulizadores. A capacitação ocorreu na região do Jardim Promeca.

Essa ação foi feita em parceria com o governo estadual, que forneceu treinamento, equipamentos e produtos por meio da CCD (Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo). Sérgio Gonçalves Pinto, sintetizador do Estado, explicou como a aplicação do produto é realizada, destacando que é calculada de acordo com o número de casos na região para atingir somente os mosquitos adultos, garantindo a preservação do meio ambiente e a saúde humana.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Kleber Salvador Zechim, a parceria com o Governo Estadual é muito positiva. “Este treinamento é um fortalecimento das ações que já estamos realizando no município e uma atualização nas técnicas de combate ao mosquito da Dengue, agora por meio das máquinas de nebulização e produtos químicos”, explicou.

A prefeitura continua diariamente realizando ações de combate ao Aedes aegypti, incluindo visitas porta a porta, eliminação de criadouros e trabalhos de orientação dentro das escolas municipais.

Prevenção

O setor de Zoonoses ressalta a importância dos cuidados para evitar a proliferação de criadouros e orienta o que os munícipes podem fazer caso encontre focos do mosquito:

Caso os munícipes identifiquem criadouros de Aedes aegypti em seus imóveis, é importante que eliminem a água do recipiente e o higienizem, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Após este procedimento, deve ser realizado o correto armazenamento e manutenção deste recipiente para que não volte a se tornar um criadouro de Aedes aegypti.

Em casos de encontrar os criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante fazer um registro na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037, relatando o problema e o local (endereço completo – Rua/Numeração) para que as equipes técnicas sejam direcionadas para avaliação e tomada de medidas cabíveis para sanar o problema.

Faça sua parte

• Cubra piscinas;
  • Limpe as calhas;
  • Descarte pneus usados;
  • Coloque areia nos pratos de plantas;
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal;
  • Retire do quintal objetos que acumulam água;
  • Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente;
  • Elimine pratos do vaso de planta ou use um pratinho que seja ajustado ao vaso;
  • Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.