Versátil artista, malabarista e palhaço Montanha Carvalho, do renomado Grupo Namakaca, estrelará o número solo, para levar alegria e a magia circense ao público; atração faz parte do Circuito SP
O público varzino terá uma bela oportunidade de apreciar a arte circense neste sábado (11), na Área de Convivência Maria Celestino. O espetáculo solo Quebrando a Bacia, estrelado por Montanha Carvalho, que atua como palhaço e malabarista, entre vários outros talentos artísticos, e é integrante do premiado Grupo Namakaca. O desastrado contrarregra Slivinski precisa dar conta de um cotidiano bem trabalhoso, no Circo Kapput. Ele tenta executar várias tarefas circenses tradicionais — mágico, palhaço e malabarista —, mas o resultado é uma constante bagunça. A classificação é livre.
A atração faz parte do programa estadual Circuito SP, iniciativa que busca descentralizar a cultura no estado, e tem o apoio da Unidade Gestora Executiva Municipal de Cultura de Várzea Paulista.
O espetáculo será às 16 horas. A Área de Convivência Maria Celestino fica na Rua das Alocácias, s/n — Jardim Bertioga.
Mundo mágico e divertido do circo
Por meio de referências do universo circense e memórias e vivências pessoais, o artista usa o improviso, envolve a plateia e consegue deixar pessoas de várias idades encantadas com as técnicas teatrais e as apaixonantes habilidades circenses.
Entre os vários momentos hilários do espetáculo, estão a dura missão de alimentar um leão banguela e o momento em que o tenta agradar ao estressado chefe por meio de uma apresentação tradicional da família do palhaço: o número das bacias chechenas.
Namakaca de destaca dentro e fora do Brasil
Nascido em São Paulo há mais de 16 anos, para manter cada vez maior e mais viva a linguagem do palhaço brasileiro, o grupo já criou, além do Quebrando a Bacia, outros seis espetáculos, que já somaram mais de mil apresentações.
O espetáculo É Nóis na Xita ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo de Teatro de Rua e de Melhor Atuação em Espetáculo de Rua – Cafi Otta – no Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora; já o espetáculo Zé Preguiça faturou a premiação de Melhor Espetáculo Infantil no Cultura Inglesa Festival.
O grupo também participou de espetáculos de outros criadores, teve espaço no cinema — curta-metragem Alice, de Rafael Gomes, e longas-metragens Jogo Subterrâneo, de Roberto Gervitz e O Contador de Histórias, de Luiz Villaça — e se apresentou até mesmo fora do Brasil, em várias oportunidades, como a turnê por alguns dos mais significativos Festivais de Teatro da Espanha.
Gravada em 2016, a série My Life is Circus retratou as apresentações do Namakaca em diversos circos fora do Brasil. O conteúdo foi exibido pelo canal HBO, em 2017.