Equipe campeã da edição do ano passado busca novos talentos para defender o título na Taça das Favelas 2024
No último sábado (27), jovens entre quatorze e dezessete anos participaram de uma peneira para integrar a equipe do Vila Popular, atual campeão da Taça das Favelas de Jundiaí. A seleção ocorreu no campo da Vila Marajó, e cerca de 60 adolescentes, moradores do bairro, tentaram uma vaga na equipe.
Os garotos foram avaliados pela comissão técnica do Vila Popular, liderada por Emerson Alves, conhecido como Tico, que é presidente da equipe e do projeto Passe Certo, responsável por levar os jovens à competição em 2023, edição na qual conquistaram o título.
Dos 60 candidatos, apenas 30 passaram por esta primeira fase da peneira. Eles serão submetidos a exames médicos, e, 22 serão escolhidos para integrar a equipe na edição deste ano da competição.
Mais uma vez, o Vila Popular será o único representante de Várzea Paulista na competição, que conta com 16 comunidades participantes, sendo 15 de Jundiaí. A expectativa da comissão técnica quanto à escolha dos novos jovens é positiva, especialmente porque grande parte dos jogadores do ano anterior já ultrapassou a idade limite, como é o caso do goleiro Lucas, destaque da competição em 2023, que não integrará o time neste ano.
Relembre a competição
Entre as 16 equipes participantes da última edição, o Vila Popular era o único time de fora de Jundiaí e é composto somente por garotos moradores do bairro. Eles venceram a competição derrotando equipes consideradas favoritas e se consagraram campeões com uma campanha perfeita, tendo 100% de aproveitamento.
Na grande final, várias torcidas organizadas de Várzea Paulista coordenaram a saída de cinco ônibus até o estádio Dr. Jaime Cintra para celebrar a competição. A população varzina esteve presente em grande número nas arquibancadas, com a presença estimada entre cinco e seis mil pessoas, segundo a organização do evento.
Edição 2024
A Taça das Favelas Jundiaí 2024, realizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e promovida pela TV TEM, afiliada da Rede Globo, terá sua segunda edição em Jundiaí, a partir de 11 de maio, com a final prevista para 22 de junho.