Ex-alunos de escola varzina são homenageados por projeto que gerou melhorias históricas na ‘Estrada da Boiada’

Educação - Destaques Destaques Notícias

Veteranos que se formaram recentemente, pela Escola Estadual Monsenhor Hamilton José Bianchi, realizaram um projeto interdisciplinar que convenceu alunos, moradores e autoridades e culminou na pavimentação, iluminação e drenagem na Avenida Luiz Crivelaro

Na tarde desta quarta-feira (10), autoridades fizeram uma homenagem aos 76 alunos veteranos da EE (Escola Estadual) Monsenhor Hamilton José Bianchi (Vila Popular) que, por meio de um grande esforço cidadão, ao longo dos três anos de Ensino Médio, no projeto multidisciplinar de pré-iniciação científica voltado, que culminou na pavimentação, iluminação e instalações de drenagem na Avenida Luiz Crivelaro, algo muito necessário. A via, conhecida como parte da ‘Estrada da Boiada’, faz parte dos dois municípios, ambos atendidos pela unidade escolar. Os cidadãos, que encerraram os estudos na escola no ano passado, ganharam uma placa com os seus nomes, descerrada solenemente na cerimônia.

A professora de português Ana Paula Amaral foi a responsável por conduzir as atividades, voltadas ao uso da argumentação para o convencimento. Emocionada, ela relatou que o projeto envolveu muito estudo, esforço dos estudantes mesmo em meio à necessidade de revezamento em razão da pandemia, e um ótimo convencimento de toda a escola, muitos moradores, comerciantes e autoridades de Jundiaí e Várzea Paulista. Segundo a docente, a Prefeitura de Várzea Paulista e o vereador Valdecir, morador da cidade e ex-aluno da escola, atenderam à escola e informaram que poderiam fazer a intermediação junto à Prefeitura de Jundiaí, município onde se encontra a maior parte da avenida.

Ao longo do processo, os estudantes conseguiram reunir 1.040 assinaturas em um abaixo-assinado, levado à Prefeitura de Jundiaí. O vereador jundiaiense Dr. Kachan Júnior e a gestão municipal de Jundiaí, chefiada pelo prefeito Luiz Fernando Machado, acolheram o pedido feito pelos estudantes e, por fim, as benfeitorias foram realizadas e, após serem concluídas, entregues em fevereiro deste ano.

Ela agradeceu o apoio de todos os envolvidos e parabenizou muito os ex-alunos homenageados. Os estudantes conseguiram cumprir bem os objetivos traçados e deixaram um legado permanente não só para a escolar, mas para as comunidades dos dois municípios atendidos. “Vocês concluíram o Ensino Médio com louvor. Mudaram a vida dos seus colegas, de trabalhadores e comerciantes”, declarou.

Incentivos importantes

O prefeito de Jundiaí fez questão de agradecer o trabalho feito pela professora e alunos e destacou a importância da união de pessoas interessadas em promover o bem comum, independentemente da ideologia ou filiação partidária de cada um. A luta para atender ao interesse coletivo vale a pena, segundo Machado, assim como deixar legados como as obras realizadas na avenida, que já estão fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. “Transformamos desafios em solução de problemas. Vocês estão de parabéns! Nossa vinda aqui é para agradecer a vocês. Vocês tiveram a demanda escolhida como prioridade pela Prefeitura, por conta da qualidade do trabalho de vocês, pela capacidade de desenvolver o convencimento”, elogiou.

Para o prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, as benfeitorias são fruto de algo muito bonito proporcionado pela educação e engajamento da população e agradeceu à Prefeitura de Jundiaí o apoio e atendimento prestados. “A participação popular nos ajuda a governar. E não há caminho melhor. Muito obrigado e estou à disposição da escola e dos alunos!”, finalizou.

O diretor da escola, Rodrigo de Carvalho Santos, comemorou o fato de o projeto ter conseguido promover atitudes protagonistas e cidadãs, por parte dos estudantes. “A gente visa ao protagonismo dos alunos. O projeto mostra o que queremos para eles”, afirmou.

Também estiveram presentes a dirigente em exercício da Diretoria Regional de Ensino Jundiaí, Elaine Damares Vieira, os vereadores Dr. Kachan Júnior e Valdecir, e o gestor municipal de Governo e Administração de Várzea Paulista, João Paulo de Souza.