Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea registra boa adesão

61 novos candidatos a doadores se cadastraram, no sábado (2); ação foi fruto de uma parceria entre a Unidade Gestora Municipal de Saúde de Várzea Paulista, o Instituto Bollhoff e o Hemocentro Unicamp

A Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea, promovida no Ambulatório de Especialidades de Várzea Paulista, no último sábado (2), conseguiu novos 61 candidatos a doadores. A realização foi resultado de trabalhos conjuntos da Unidade Gestora Municipal de Saúde de Várzea Paulista, o Instituto Bollhoff e o Hemocentro Unicamp. Houve considerável divulgação nas semanas anteriores à ação, para buscar o máximo possível de interessados, ampliar o cadastro nacional de potenciais doadores e aumentar as chances de salvar mais vidas, pois é raro encontrar pessoas compatíveis quando se necessita da doação de medula.

O número de pessoas participantes foi avaliado como positivo pela enfermeira Gisele Bulgarelli, representante do Hemocentro. “Ela me disse que estava satisfeita com a adesão, pois é de pouco em pouco que se consegue uma quantidade elevada de potenciais doadores”, afirmou a gestora executiva municipal de Saúde, Jane Freitas.

A gestora ainda reconhece o importante apoio do gestor municipal de Saúde, João Paulo de Souza. “Toda a ação foi acompanhada pelo gestor João Paulo, que prontamente deixou a Unidade Gestora de Saúde à disposição das equipes do Hemocentro e do Instituto Bollhoff”, finalizou.

Como funcionou a campanha?

Qualquer pessoa entre 18 e 35 anos pôde participar, sem nenhuma contraindicação. Uma pequena quantidade de sangue foi retirada, para ser analisada, mediante um exame que determinará o tipo HLA (que identifica as características genéticas); posteriormente, as informações serão incluídas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Após o cruzamento entre os dados de doadores e pacientes, quando houver possível compatibilidade, o doador será consultado para se decidir sobre a doação.