Quatro pequenas aves, da espécie Maracanã foram encaminhadas para a Mata Ciliar
Nesta quarta-feira (22) a Guarda Ambiental de Várzea Paulista realizou o resgate de quatro filhotes de Maritaca Maracanã – a maior da espécie, na Vila Real. As pequenas aves estavam no telhado de uma residência.
Por serem filhotes, os animais foram encaminhados para a Mata Ciliar, para receberem os cuidados necessários, até terem condições de voltar para a natureza. Na terça-feira (21), um outro filhote de maritaca já havia sido encaminhado a Ong e na semana anterior, filhotes de coruja.
De acordo com o coordenador da Guarda Ambiental Paulo Afonso, é comum a ocorrência de animais silvestres em Várzea Paulista. Ele orienta aos moradores da cidade que encontrarem animais silvestres, que entrem em contato com a Guarda Ambiental. “Manter este tipo de ave (maritaca) ou qualquer outro animal silvestre em cativeiro constitui crime ambiental, na lei 9605/98”, relata. “Os animais sadios são devolvidos a natureza e os filhotes ou debilitados, encaminhados a Mata Ciliar, para receber tratamento”, explica o coordenador.
Para entrar em contato com a Guarda Ambiental, o telefone é 0800-77-088-11.