Procon e Unidades Gestoras de Pessoa com Deficiência e Trânsito realizam ação de conscientização em estabelecimentos sobre vagas para deficientes

Parceria entre os órgãos públicos busca conscientizar lojistas sobre a importância da verificação do Cartão de Deficiência para ocupação de vagas

Nesta quarta-feira (28), as Unidades Gestoras de Pessoa com Deficiência e Trânsito em parceria com o Procon de Várzea paulista, realizaram uma importante ação no comércio local, com conscientização sobre o uso adequado das vagas destinadas a pessoas com deficiência. A ação visa coibir infrações e garantir acessibilidade. Ao todo, doze estabelecimentos serão visitados.

Em uma ação conjunta, cartazes foram distribuídos, orientando sobre a importância da verificação do Cartão para Pessoa com Deficiência (DeFis) para ocupar essas vagas. O gestor da Unidade Gestora de Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan, comentou sobre a importância de as pessoas terem consciência de respeitarem as vagas demarcadas. “Recebemos muitas reclamações na Unidade sobre essa situação, a orientação é que todos que tem direito façam sua carteirinha de estacionamento e que a população de fato respeite. É um direito previsto em lei”, explicou.

O diretor do Procon, Júnior Bifani, explicou que independente da deficiência, todos que possuem o DeFis podem utilizar a vaga. “Por conta da simbologia, alguns acreditam que somente cadeirantes possam utilizar da vaga, mas não. Todas as pessoas que possuem o Cartão de Estacionamento que indicam a deficiência, independente de qual seja, tem o direito de usar”, comentou.

Os estabelecimentos foram instruídos a realizar a averiguação, e caso identifiquem irregularidades, as vítimas podem acionar os agentes de trânsito para autuação, podendo resultar no rebocamento do veículo infrator. Também estiveram presentes na ação, as agentes de trânsito, Rosana Timponi, Juliana de Andrade Gomes e Marli Soares.

Como solicitar o cartão?

Tanto o Cartão de Estacionamento de Idoso, como o Cartão para Pessoa com Deficiência (DeFis) são benefícios disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura de Várzea Paulista para seus cidadãos. Ambos são uma autorização para o estacionamento de veículos na via pública conduzidos pelo titular ou pessoas que o transportem em vagas regulamentadas e devidamente sinalizadas para essa finalidade.

No caso do Cartão do Idoso, o solicitante deve ter idade mínima de 60 anos e residir em Várzea Paulista. O Cartão DeFis é para pessoas com deficiência que residem em Várzea Paulista.

Solicitação

– Cartão do Idoso: Levar cópia do RG/CPF ou CNH, cópia do comprovante de endereço no nome do idoso;

– Cartão DeFis: Cópia do RG/CPF ou CNH, cópia do comprovante de endereço no nome da pessoa com deficiência, cópia do laudo médico recente. Caso o solicitante seja menor de idade é necessário apresentar os documentos dos pais ou responsáveis.