Prefeitura divulga Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea no centro da cidade

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Panfletagem e exibição de faixa fazem parte da parceria entre a Unidade Gestora Municipal de Saúde de Várzea Paulista, o Instituto Bollhoff e o Hemocentro Unicamp, para conseguir o máximo possível de doadores no próximo dia 2 de março

Na tarde desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Várzea Paulista promoveu mais uma divulgação da Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea, que será feita dia 2 de março, graças à parceria entre a Unidade Gestora Municipal de Saúde de Várzea Paulista, o Instituto Bollhoff e o Hemocentro Unicamp. Em vários pontos dos cruzamentos entre as Avenidas Fernão Dias Paes Leme e Bertioga, no centro da cidade, panfletos foram entregues a condutores e pedestres, e uma faixa foi exibida. O objetivo foi levar a informação, que pode salvar várias vidas, a ainda mais pessoas.

A gestora executiva municipal de Saúde Jane de Freitas, lembra que qualquer pessoa entre 18 e 35 anos, sendo ou não da cidade, poderá participar da campanha, que ocorrerá das 9h às 13h, no Ambulatório de Especialidades. A ideia é angariar um bom número de participantes, para o qual a equipe de Saúde está preparada. “A nossa meta é ter 400 pessoas na campanha. É uma quantidade significativa”. Não há nenhuma contraindicação para quem quer se candidatar a doar. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também contam com panfletos de divulgação.

Cleber Cruz, relações institucionais da Unidade Gestora Municipal de Governo e Administração, participou da articulação em busca da parceria que viabiliza a campanha, reforçou a relevância da iniciativa. “É raro haver compatibilidade de medula óssea entre os doadores e quem precisa. Quanto mais pessoas houver no cadastro nacional (Redome), maior a probabilidade de haver pessoas compatíveis e salvar vidas”.

O Ambulatório de Especialidades fica na Avenida Eduardo de Castro, 65 — Centro.

Como funcionará o cadastro?

Uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador será retirada, para ser analisada, mediante um exame que determinará o tipo HLA (que identifica as características genéticas); posteriormente, esses dados serão incluídos no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Após o cruzamento entre os dados de doadores e pacientes, quando identificada uma possível compatibilidade, o doador é consultado para se decidir em relação à doação.