Primeiro bairro que receberá a intensificação das visitas casa a casa será a Vila Real, área com o maior número de casos neste ano; cooperação da população é fundamental
Diante do aumento dos casos de dengue em Várzea Paulista e região, a Prefeitura inicia uma intensificação das visitas casa a casa, para prestar orientações preventivas (como evitar água parada, por exemplo), identificar a possível existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, zika vírus e chikungunya, e tomar as medidas necessárias. Nos próximos meses, os bairros com maior número ou potencial de casos receberão o trabalho, realizado pelo Controle de Zoonoses e agentes comunitários de saúde. É mais uma iniciativa para evitar a proliferação do vetor causador dessas doenças.
O primeiro bairro no qual serão feitos os mutirões será a Vila Real, que tem 11 dos 49 casos confirmados da cidade até 31 de janeiro de 2024 (todos contraídos no próprio município). Os mutirões se iniciam nesta quinta-feira (1º) e se estenderão em várias datas, até 29 de fevereiro. Os servidores das equipes estarão devidamente identificados e é muito importante que os moradores os recebam em suas residências.
Programação da Vila Real
01/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas
06/02 (terça-feira): das 9 às 12 horas
08/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas
20/02 (terça-feira): das 9 às 12 horas
22/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas
24/02 (sábado): das 8 às 13 horas
27/02 (terça-feira): das 9 às 12 horas
29/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas
Sua ajuda é muito importante!
Caso note qualquer criadouro de Aedes aegypti em seu imóvel, é muito importante eliminar a água do recipiente e higienizá-lo, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Depois disso, deve ser feito o correto armazenamento e manutenção do recipiente, para que não volte a ser um criadouro.
Se perceber criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, ou seja, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante registrar a informação na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30), relatando o problema e o local (endereço completo com nome da via e número) para que as equipes técnicas sejam direcionadas ao espaço, avaliem o local e adotem as medidas cabíveis para sanar o problema.
Cuidados diários
· Cubra piscinas;
· Limpe as calhas;
· Descarte pneus usados;
· Coloque areia nos pratos de plantas;
· Recolha e acondicione o lixo do quintal;
· Retire do quintal objetos que acumulam água;
· Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente;
· Elimine pratos do vaso de planta ou use um pratinho que seja ajustado ao vaso;
· Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.