Prefeitura realiza ação intensiva no combate à Dengue no córrego Bertioga

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Trabalho em córregos do município é realizado em parceria com empresas locais e os Bombeiros Civis Voluntários

Na manhã desta quarta-feira (10), agentes da Zoonoses e do GBCV (Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários) de Várzea Paulista, deram início ao projeto-piloto de combate ao mosquito Aedes aegypti, onde foi realizada a aplicação do larvicida biológico VectoBac WG (BTI), doados pelas empresas locais E-Life e Serenior em uma parceria com a Prefeitura Municipal.

Segundo o coordenador de Vigilância e Zoonoses, André Purgato, o larvicida foi aplicado no córrego do Jardim América lll e posteriormente será aplicado no Jardim Satélite. “Uma parceria de muita importância para que possamos conter uma possível epidemia do mosquito em nosso município. Importante salientar que vamos avaliar a efetividade do produto, para que possamos programar essa ação com mais frequência”, explicou.

Diferente da técnica de termonebulização (inseticida em forma de neblina), que ao eliminar o mosquito, agride de forma mais agressiva o meio ambiente e outras espécies como borboletas e abelhas, o larvicida ao entrar em contato com a água, age matando a larva, impedindo que se desenvolva e se torne vetor da doença, sendo menos agressivo ao meio ambiente e não causando prejuízo a saúde humana.

Parceria é a chave

O diretor comercial da empresa E-Life, João Eberle, falou sobre a parceria com a Prefeitura Municipal. “Como empresa e morador da cidade, queríamos fazer essa contribuição por conta da necessidade, levando em consideração o período de alta incidência de casos de dengue”, comentou.

O gestor assistencial da empresa Serenior e enfermeiro do GBCV, Matheus Seni, comentou que ações preventivas são de extrema importância durante esse período do ano para frear a proliferação do mosquito, e que o GBCV se colocou à disposição para contribuir no projeto.

Prevenção

O setor de Zoonoses ressalta a importância dos cuidados para evitar a proliferação de criadouros e orienta o que os munícipes podem fazer caso encontre focos do mosquito:

Caso os munícipes identifiquem criadouros de Aedes aegypti em seus imóveis, é importante que eliminem a água do recipiente e o higienizem, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Após este procedimento, deve ser realizado o correto armazenamento e manutenção deste recipiente para que não volte a se tornar um criadouro de Aedes aegypti.

Em casos de encontrar os criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante fazer um registro na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037, relatando o problema e o local (endereço completo – Rua/Numeração) para que as equipes técnicas sejam direcionadas para avaliação e tomada de medidas cabíveis para sanar o problema.

Faça sua parte

• Cubra piscinas;
  • Limpe as calhas;
  • Descarte pneus usados;
  • Coloque areia nos pratos de plantas;
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal;
  • Retire do quintal objetos que acumulam água;
  • Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente;
  • Elimine pratos do vaso de planta ou use um pratinho que seja ajustado ao vaso;
  • Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.