Várzea Paulista recebe prêmio do Fundeb por desempenho na Educação

Educação - Destaques Destaques Notícias

Município é uma das 122 cidades paulistas contempladas com o complemento do Fundeb Vaar, premiando resultados positivos na qualidade de ensino.

O sistema público de ensino de Várzea Paulista tem se destacado nos últimos anos com diversas ações, campanhas e formações que contribuíram significativamente na aprendizagem dos alunos. Por isso, a cidade receberá uma complementação do Fundeb Vaar (Valor Ano Aluno Resultado) no valor de R$ 2,8 milhões como reconhecimento ao trabalho realizado.

Em todo o Brasil, foram contemplados apenas 13 Estados e 5.523 municípios, ou seja, menos de 50% das redes de ensino conseguiram a habilitação.  Em São Paulo, das 645 cidades, apenas 122 foram contemplados com esse complemento do Fundeb.

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) usou diversos critérios para a premiação, como qualidade de ensino, aprendizado, melhoria dos indicadores educacionais relativos a taxas de atendimento educacional na Educação Básica, taxas de aprovação nos ensinos fundamental e médio e resultados de aprendizagem dos estudantes nos Exames Nacionais de Avaliação da Educação Básica.

O prefeito professor Rodolfo Braga, expressou sua alegria pelo reconhecimento do trabalho realizado pela Unidade Gestora de Educação e os parabenizou pela contribuição ao progresso educacional da cidade. O valor recebido será investido em mais projetos e melhorias na rede municipal de ensino.

O que é o VAAR?

O VAAR (Valor Ano Aluno Resultado) é uma complementação financeira da União equivalente a, no mínimo, 23% (vinte e três por cento) do total de recursos distribuídos para redes de ensino com melhoria da aprendizagem e redução das desigualdades. As redes de ensino selecionadas foram as que cumpriram os requisitos exigidos de evolução em indicadores de: atendimento, aprendizagem e redução de desigualdade.