Prefeitura inicia 2024 com ação intensiva de combate à Dengue

Saúde - Destaques

Trabalho em córregos do município serão realizados em parceria com empresas locais e os Bombeiros Civis Voluntários

O setor de Zoonoses da Prefeitura de Várzea Paulista está preparando uma importante ação de combate à Dengue para o início de 2024. Em parceria com empresas locais e o Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV), a iniciativa visa intensificar as medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Entre os dias 09 e 11 de janeiro, a partir das 9 horas, será realizada a aplicação do larvicida biológico VectoBac WG (BTI) nas margens dos córregos dos bairros Jardim América, Jardim Satélite e Jardim Bertioga. Essa ação tem como objetivo eliminar as larvas do mosquito antes que se desenvolvam e se tornem vetores da doença.

Em seguida, equipes especializadas realizarão um trabalho de visita casa a casa nos imóveis próximos aos córregos, levando informações sobre o combate à Dengue aos moradores. A conscientização da população é uma peça fundamental no controle da proliferação do mosquito, e a participação ativa da comunidade é essencial nesse processo.

A ação de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti conta com o apoio voluntário das empresas Serenior e E-Life, que estão doando insumos e mão de obra para garantir o sucesso da iniciativa.

Confira o cronograma da aplicação do larvicida nos córregos:

• 09/01/24 – Córrego Jardim América
  • 10/01/24 – Córrego Jardim Satélite
  • 11/01/24 – Córrego Jardim Bertioga

Prevenção

O setor de Zoonoses ressalta a importância dos cuidados para evitar a proliferação de criadouros e orienta o que os munícipes podem fazer caso encontre focos do mosquito:

Caso os munícipes identifiquem criadouros de Aedes aegypti em seus imóveis, é importante que eliminem a água do recipiente e o higienizem, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Após este procedimento, deve ser realizado o correto armazenamento e manutenção deste recipiente para que não volte a se tornar um criadouro de Aedes aegypti.

Em casos de encontrar os criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante fazer um registro na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037, relatando o problema e o local (endereço completo – Rua/Numeração) para que as equipes técnicas sejam direcionadas para avaliação e tomada de medidas cabíveis para sanar o problema.

Faça sua parte

• Cubra piscinas;
  • Limpe as calhas;
  • Descarte pneus usados;
  • Coloque areia nos pratos de plantas;
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal;
  • Retire do quintal objetos que acumulam água;
  • Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente;
  • Elimine pratos do vaso de planta ou use um pratinho que seja ajustado ao vaso;
  • Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.