Após solenidade marcada por muita emoção e gestos simbólicos de amor à profissão e à cidade, 20 novos profissionais concursados iniciarão suas atividades.
Nesta quinta-feira (21), a décima turma da GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista, composta pelos novos 20 guardas concursados — 19 homens e uma mulher —, formou-se oficialmente e encerrou o curso teórico-prático que os preparou para as atividades do dia a dia da corporação. A solenidade, que contou com a participação de autoridades da região, destacou o juramento de exercer a profissão com honra, dignidade e todo esforço possível, o recebimento das boinas, além de muitos incentivos, agradecimentos e emoção.
Na formação, também conhecida como academia, realizada pela EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) e GCM (Guarda Civil Municipal) desde agosto, os novos membros da corporação aprenderam sobre legislação, técnicas operacionais, primeiros socorros e técnicas de tiro. Os instrutores foram profissionais da Prefeitura, a maioria deles da própria GCM. Foram 708 horas de curso. Com os novos profissionais formados, a corporação passa a contar com 110 guardas. Os certificados serão entregues posteriormente.
Outros momentos marcantes foram: os agradecimentos feitos pela turma, conduzidos pela oradora, a nova guarda 3ª classe Gisele, que fez uso da palavra; a homenagem aos três primeiros colocados no curso de capacitação: os GCMs 3ª classe Thiago (1º lugar), Pereira (2º lugar) e Leal (3º lugar), anunciados pelo GCM Vladimir, muito importante ao longo do curso; a homenagem de formandos a seus padrinhos (guardas que já eram da corporação); e a entrada solene das bandeiras de Várzea Paulista, Estado de São Paulo e Brasil.
Incentivo e gratidão
O comandante da GCM, Dejair Pellini, agradeceu a Deus e reconheceu o apoio de todas as autoridades envolvidas, com destaque para o prefeito da cidade, Rodolfo Braga, o vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o gestor municipal de Segurança Pública, Leandro Basson, e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario. Ele também fez questão de enaltecer o trabalho dos instrutores e motivar, mais uma vez, os novos guardas. “Com esta solenidade, vocês estão concretizando um sonho: pertencer à corporação com a missão de servir e proteger. Dediquem-se de corpo e alma. Façam a diferença. Trabalhem de mãos dadas com os policiais militares, bombeiros militares e Polícia Civil. Cada munícipe contará com vocês”, declarou.
“Recebam os meus parabéns. Deus abençoe vocês em tudo, na vida particular e profissional. Sejam felizes!”, finalizou o comandante.
A oradora da turma, guarda 3ª classe Gisele Stefanie da Silva, agradeceu a todos os envolvidos, enalteceu o esforço da turma e destacou a importância de familiares e amigos como motivação para a busca pela realização dos sonhos de cada novo guarda. “Agradeço a Deus por estarmos vivos e por celebrarmos mais uma fase, que marca a vida de todos nós”, afirmou. Em sua fala, ela também relatou que, ao longo da formação, não faltaram empatia e apoio mútuo entre os formandos, pensando sempre não só neles em si, mas em suas famílias. Houve dias bastante trabalhosos, mas, como ela e os demais novos guardas disseram em coro, “dias melhores virão”.
O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, afirmou estar muito honrado em participar da formatura e saber que os guardas protegerão o patrimônio público e os munícipes, garantindo que possam ir e vir com segurança. Após destacar os investimentos feitos na GCM, como as aquisições de duas novas viaturas, o próprio concurso público para contratar novos guardas e a compra de armamentos e munições, ele parabenizou os formandos e os motivou a fazerem seu trabalho de forma digna.
“Serão responsáveis por garantir a ordem pública e integridade do patrimônio público e das pessoas. Parabenizo os novos guardas que vieram para servir, com humanidade, à nossa querida população de Várzea Paulista”, finalizou o chefe do executivo.
Momento histórico
O gestor municipal de Segurança Pública, Leandro Basson, destacou que os investimentos municipais no setor, além do próprio trabalho da GCM e demais forças de segurança atuantes na cidade, fizeram de Várzea Paulista a terceira cidade mais segura do Brasil e a segunda paulista mais segura, segundo o Anuário 2023 do ranking Cidades mais Seguras do Brasil. Ele também incentivou bastante os formandos. “Conheci cada um de vocês e sei da vontade e empenho para chegarem até aqui. Parabéns!”.
O vereador Alex Godoi, guarda municipal há 27 anos, agradeceu tudo que a administração tem feito pela corporação, com destaque para a atuação do prefeito — inclusive a nova lei, de julho deste ano, para evitar interferências políticas na concessão das progressões funcionais dos guardas — e destacou a oportunidade dada para que os guardas fossem instrutores do curso. “Logo que assumi, conversei com a gestão municipal para que os próprios GCMs pudessem ser instrutores”, relatou.
Segundo o parlamentar, os novos guardas contarão com uma corporação mais bem equipada e a companhia de diversos membros graduados em várias áreas.
Participações
Entre as várias outras autoridades presentes, estiveram o vice-prefeito de Várzea Paulista, Fernando Pasqualino; o gestor executivo municipal de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues; a coordenadora municipal de Segurança Pública, Iris Nozaki; o gestor municipal de Governo e Administração, e de Saúde, João Paulo de Souza; o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario; o capitão da 3ª Companhia da PM de Várzea Paulista, Henrique Drezza de Castro; o delegado de Polícia Civil de Várzea Paulista, Dr. Rafael Diorio; o inspetor Valdecir, da GCM de Jundiaí; o comandante da GCM de Campo Limpo Paulista, Ramalho; o secretário de Segurança Integrada de Campo Limpo Paulista, Ronaldo Cazellia; e a procuradora municipal de Várzea Paulista, Tânia Raquel Rulli Naves.