Campanha Fique Sabendo realiza testes na população varzina

Mais de 800 pacientes foram testados e pessoas com resultado positivo receberam o devido encaminhamento para tratamento

Em um esforço para promover a conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Várzea Paulista organizou a campanha “Fique Sabendo”, que ocorreu entre os dias 1º e 15 de dezembro. Os testes foram realizados no Shopping Alegria e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), facilitando o acesso a exames e aconselhamento sobre saúde sexual.

De acordo com Luzinete Dias de Souza Carmo, gerente do CTA, dos atendimentos realizados no shopping, cerca de 80% dos pacientes fizeram o teste pela primeira vez. “É importante essa ação extramuros, já que conseguimos chegar até pessoas que nunca haviam se testado ou tinham informações sobre a prevenção”.

Além dos exames, também foram divulgados os serviços disponíveis no SUS, locais onde buscar atendimento e informações sobre os medicamentos profiláticos PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição). “Mesmo os pacientes que tiveram resultados negativos receberam orientações, e os casos positivos foram indicados a conversar com seus parceiros sexuais e que os mesmos também realizem os exames, visando interromper o ciclo da doença”, finalizou Luzinete.

Serviços prestados

Durante o período da campanha, foram realizados 1.772 exames, envolvendo a participação de 885 pessoas. Os resultados revelam a importância da identificação precoce de infecções, permitindo o encaminhamento adequado para tratamento.

Entre os dados coletados, destaca-se que 19 exames apresentaram resultado positivo para Sífilis. Os pacientes foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de referência, onde receberão acompanhamento e tratamento adequado. Dois pacientes testaram positivo para HIV e foram encaminhados para o Serviço de Atenção Especializada (AMI – Ambulatório de Moléstias Infecciosas) de Jundiaí, assegurando um suporte especializado.

Também foram distribuídos mais de 20 mil preservativos masculino, 690 preservativos feminino, 4 mil unidades de gel lubrificante e 19 kits de auto teste para HIV.