Encerramento dos Jogos Escolares é marcado por cerimônia animada e emocionante

Evento contou com a entrega de troféus produzidos por professores de artes e homenagem a todos os envolvidos na edição deste ano

Na manhã desta quarta-feira (06), o Ginásio da Vila Popular foi palco da emocionante cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares 2023. O evento contou com apresentações de alunos, homenagens a professores, entrega de troféus a todas as escolas participantes, premiação da escola que mais venceu nas modalidades, e o apagar da pira olímpica. Autoridades municipais, professores, alunos, pais e responsáveis celebraram esse lindo momento.

A competição, que teve início em junho em todos os Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica), foi organizada pelas Unidades Gestoras de Educação; e Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, com apoio da Unidade Gestora de Governo e Administração e a contribuição da Unidade Executiva de Comunicação.  

Os jogos escolares foram realizados em sete modalidades: futsal, vôlei adaptado, damas, dança, queimada, atletismo e basquete. Alunos dos terceiros anos disputaram somente as modalidades de atletismo e queimada, enquanto os dos quartos e quintos anos participaram de todas as atividades. A competição na primeira fase foi disputada entre salas da mesma escola, a segunda fase foi dividida em três regiões (Norte, Centro-Oeste e Leste). As escolas disputaram dentro da sua região, e os competidores campeões do período da manhã e da tarde de cada região foram para as finais.

Momentos de incentivo e demonstração do aprendizado

A cerimônia foi apresentada pelo coordenador técnico da UGME e organizador dos jogos, Fabiano Montovani, e a mesa foi composta pelo prefeito, professor Rodolfo Braga, o vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Eliseu Notario, e os gestores municipais de Educação, Magali Souza; e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leonardo Lopes.

Durante o evento, o prefeito parabenizou o trabalho exercido pelos professores e profissionais da Educação, e destacou a importância da união entre as Unidades Gestoras. “Precisamos estar sempre lado a lado, unindo a educação com o esporte, com a saúde e com tudo o que envolve a vida do aluno. Somente assim conseguiremos dar um futuro de qualidade para nossas crianças”, declarou.

A gestora de Educação, Magali Souza, destacou o apoio do prefeito durante todo o período dos jogos, parabenizou o trabalho de todos os professores e agradeceu a participação dos pais. “Quero agradecer às famílias o apoio e incentivo que deram, o que fez com que a competição fosse fortalecida no amor, amizade e na inspiração para seus filhos hoje, e nas futuras conquistas”, declarou a gestora.

A escola João Aprillanti (vencedora na categoria de dança), da Vila Santa Terezinha, realizou um belo número circense que uniu dança e mágica, assim como alunos do Cemeb Prof.ª Maria Aprillanti (Vila Iguaçu), que animaram a plateia com a apresentação de dança Chapeuzinho Vermelho e o Lobo; já a escola Cecília Meirelles (Jardim América III) foi representada na interpretação de uma bela canção de rock utilizando instrumentos feitos de materiais recicláveis. As duas últimas representaram a Educação Infantil, que, mesmo não tendo competido, realizaram atividades internamente com os alunos durante o período dos jogos.

Mais destaques

Um ponto alto da solenidade foi a entrega de troféus confeccionados por professores de artes da Rede Municipal de Ensino às 31 escolas participantes. Além dessa premiação, cada professor de educação física foi homenageado com uma medalha de menção honrosa. A escola Erich Becker (Cidade Nova II) recebeu o troféu de grande campeã dos Jogos Escolares 2023 por ter vencido em mais modalidades na edição deste ano.

Um dos momentos mais emocionantes do evento, foi quando o atleta Breno Soares, que representa Várzea Paulista no Kickboxing, entregou a pira olímpica para o aluno Henrique Ferreira Pereira do Cemeb Palmyra A. de Almeida Rinaldi (Parque Guarani), que apagou a pira e levou o fogo em uma tocha, de forma simbólica, até que seja acendida a pira olímpica dos jogos de 2024.

O gestor de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leonardo Lopes, parabenizou o empenho de todos os alunos e afirmou sentir-se privilegiado em participar de mais uma edição dos jogos. “Tenho certeza de que esses momentos ficarão para sempre na memória dessas crianças, e farão toda a diferença para que possam ter um futuro próspero e promissor”, declarou o gestor. “Várzea Paulista é um celeiro de campeões. Tenho certeza de que aqui teremos muitos atletas de sucesso”, finalizou Lopes.

O Orquidinho, mascote oficial da competição, marcou presença no encerramento com muita animação e diversão para as crianças.

Presenças

Também estiveram presentes o gestor executivo de Educação, Geraldo Spolli, os vereadores Valdecir Costa, Elton Vargas e Hulk, o gestor executivo de Planejamento e Inovação, Genildo Araújo, e o gestor executivo de Comunicação, Alex Roccar.