Alunos do Cemeb Prof.ª Juvelita participam de oficina de contação de histórias na Biblioteca Municipal

Ação, realizada com alunos do quinto ano da unidade escolar, faz parte do projeto municipal Aprender a Estudar Textos

Na sexta-feira (24), 27 alunos do Ano V do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof.ª Juvelita Pereira da Silva (Vila Real) fizeram uma visita enriquecedora à Biblioteca Municipal Prof.ª Zulmar Zuleica Turcatto Maraccini. A atividade fez parte do projeto escolar municipal Aprender a Estudar Textos, cujo objetivo é estimular a leitura e escrita dos alunos. Aproveitando a Semana da Consciência Negra, foi realizada uma contação de história sobre o livro Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, que estimula o amor próprio, relatando a história de uma garotinha negra e o amor pelo próprio cabelo. A contação foi feita pela coordenadora de atendimento do espaço, Ivanilda Solar.

Além de participar da contação, as crianças de 9 a 10 anos puderam conhecer o acervo, ler livros disponíveis e conhecer a brinquedoteca. A iniciativa foi sugerida no começo do ano pela professora da turma, Rosa Pereira dos Santos Uliani, que notou o engajamento da turma nas atividades escolares do projeto e no gosto pela leitura. A diretoria da escola acatou a ideia e entrou em contato com a Prefeitura, que disponibilizou o transporte para os estudantes.

A contação de histórias proporcionou momentos de aprendizado e encantamento, em uma turma de alunos que, segundo a professora, são proficientes. Por meio do projeto escolar, os alunos aprendem, durante todo o ano, a história do país, por meio da leitura, produção de seminários e apresentações. 

A coordenadora pedagógica da turma, Graziela Pupo, compartilhou sua empolgação ao relatar que os alunos estavam ansiosos pela visita e que a experiência de ter contato direto com os livros foi extremamente positiva. “Essa atividade é importante porque, através dessa experiência, eles passam o que vivenciaram para os pais, e os pais podem estar presentes na vida literária deles, incentivando cada vez mais a leitura”, destacou a professora.

Aprender a Estudar Textos

O projeto educacional é fruto de uma parceria da Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista com o Laboratório de Educação (Labedu), cujo intuito é dar condições didáticas para que o processo formativo se torne um ambiente de estudo e diálogo, promovendo análise diante das temáticas apresentadas e a integração dos alunos.