Prédio da antiga UBS da Promeca será reformado para abrigar o serviço
Tiveram início nesta terça-feira (17) as obras de reforma do prédio que vai abrigar a Coordenaria de Controle de Zoonoses de Várzea Paulista. No local, serão realizadas todas as atividades do serviço, que inclui o programa de controle de doenças de zoonoses, como dengue, raiva, leishmaniose, leptospirose e outras doenças que envolvam animais peçonhentos. A antiga Unidade Básica de Saúde do bairro da Promeca será reestruturada, para abrigar o setor.
De acordo com a médica veterinária e coordenadora técnica do setor de Vigilância e Controle de Zoonoses, Nanci Martinuzzo, o local é mais adequado para organizar os materiais e equipamentos. “Agora teremos uma melhor estrutura para realizar nosso trabalho”, informa.
O prédio também vai contar com um laboratório, onde serão realizadas identificações entomológicas de vetores, como o mosquito e a larva da dengue, carrapatos transmissores de febre maculosa, entre outros. “Isso vai agilizar muito o nosso trabalho. Agora teremos melhores condições de atendimento, o que vai agilizar o serviço”, explica Nanci.
O espaço também contará com sala de cirurgia, de preparo e necropsia, além de uma área para armazenamento do material de campanhas. “Teremos uma logística mais organizada”, explica a coordenadora.
As obras devem ser concluídas em aproximadamente 60 dias.
Castração
Com a estrutura da Coordenaria de Controle de Zoonoses pronta, o setor vai buscar meios para desenvolver um projeto de castração.
No início do mês, representantes da Prefeitura e protetores de animais se reuniram para traçar prioridades sobre o bem-estar animal. Uma das metas de curto prazo é a castração.