Educadores de Várzea Paulista participam de treinamento sobre dispositivo inclusivo

Educação - Destaques Destaques Notícias

Óculos OrCam MyEye chegaram à rede municipal neste mês e beneficiam alunos com deficiência visual ou baixa visão

Na manhã de quinta-feira (26), aproximadamente 50 servidores da Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista, incluindo coordenadores de Educação Infantil e Fundamental, estagiários, cuidadores e professores de crianças com baixa visão, participaram de um treinamento com representantes da empresa Mais Autonomia, que representam no Brasil os óculos OrCam MyEye.

O dispositivo inclusivo amplia as possibilidades para pessoas com diferentes condições de perda de visão, incluindo aquelas com baixa visão, fadiga visual e dificuldades de leitura. Com uma câmera inteligente, o dispositivo capta imagens do ambiente do usuário e converte essas informações visuais em áudio, permitindo que o mesmo ouça o que está ao seu redor. O município possui oito crianças cadastradas na rede municipal com deficiência visual, e 12 óculos foram adquiridos para garantir que todos tenham acesso à tecnologia.

De acordo com a gestora de Educação, Magali Souza, a aquisição dos óculos é uma importante ação, com um olhar humanizado. “Trabalhamos para proporcionar uma comunicação intensa e efetiva com a educação, com ações voltadas para a inclusão. O treinamento é importante para que todos se apropriem da tecnologia”, explicou. “A inclusão também é da escola e vamos atuar para que todos possam colaborar com o aluno e o uso do material”, conclui a gestora.

A capacitação foi realizada pelo coordenador de comunicação e marketing, Cleiton de Souza, e o representante comercial Fernando Kfouri, da empresa Mais Autonomia. Os profissionais da educação receberam informações teóricas e práticas sobre o aparelho e puderam tirar suas principais dúvidas sobre o dispositivo. Além disso, os servidores também receberão vídeos, tutoriais e participarão de um grupo com representantes da empresa para esclarecer eventuais questionamentos.