1º Fórum Regional de Direitos Humanos reúne mais de mil pessoas

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Evento contou com a participação de autoridades estaduais e municipais, alunos da rede estadual, além de stands culturais e palestras

Nesta quinta-feira (26), ocorreu o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos no anfiteatro da Universidade Anchieta em Jundiaí. O evento reuniu autoridades municipais de todas as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), representantes da cidade de Itatiba, que estavam como convidados, e alunos da rede estadual. Além disso, os presentes prestigiaram uma palestra do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Prieto de Souza.

O evento abordou temas relacionados às áreas de sustentabilidade, dignidade humana, meio ambiente, diversidade, educação, cidadania, vida e liberdade, segurança, entre outros. O objetivo foi debater esses tópicos, a fim de que políticas públicas fossem criadas em um sentido integrado entre todas as cidades participantes.

O prefeito Professor Rodolfo Braga, que é vice-presidente da Região Metropolitana de Jundiaí, presidiu a abertura do Fórum e falou sobre a importância do evento. “Nossa região tem mais de um milhão de habitantes, e entre esses habitantes, contamos com demandas familiares. Realizar políticas públicas sem levar em consideração essa singularidade regional não faz mais sentido, precisamos debater soluções coletivas e integradas”, ressaltou o prefeito.

Após a abertura oficial, Rodolfo presenteou todas as autoridades com uma orquídea, símbolo de Várzea Paulista, e agradeceu a parceria entre todos os municípios.

União regional

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Prieto, falou sobre a necessidade de discutir os direitos humanos de uma maneira abrangente e inclusiva e disse que o lema do governo estadual é direitos humanos para todos. “Essa política ficou restrita a somente uma parcela da sociedade; precisamos ter uma visão equilibrada sobre os direitos humanos e criar instrumentos políticos que abranjam a sociedade como um todo”, afirmou.

O gestor da Casa Civil de Jundiaí, Gustavo Maryssael, destacou que a iniciativa foi discutida e planejada há quatro meses entre todas as cidades da região e agradeceu a parceria e empenho de todos. “Hoje demos um passo importante para a consolidação dos direitos humanos de todos os cidadãos da nossa região. Precisamos de um núcleo forte, unido, que perpasse por todas as políticas públicas que envolvam a dignidade humana de uma maneira conjunta”, pontuou.

O gestor de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, Leandro Marques, comentou que o principal objetivo do Fórum é trocar ideias levando em consideração a familiaridade regional que existe na região. “É um passo muito importante que demos hoje, e quem só tem a ganhar com isso é a população. Discutir, levantar pautas e ouvir uns aos outros é o que fará toda a região estar em sintonia socialmente, garantindo o direito do cidadão”, destacou.

Direitos humanos e o protagonismo municipal

Após a palestra, foram expostos diversos estandes que traziam símbolos da cultura e da gastronomia de cada cidade. Várzea Paulista trouxe em sua exposição diversas orquídeas, a tradicional Festa de Santos Reis e o Tutu à moda Várzea Paulista.

A gestora executiva de Cultura e Turismo, Renata Câmara, destacou que o acesso à cultura é um direito humano garantido a todos os cidadãos e que políticas públicas integradas, que promovam o protagonismo cultural de cada cidade, são de extrema importância para a garantia desse direito. Além disso, salas com temas diversificados a serem debatidos foram realizadas no período da tarde. Várzea Paulista ficou responsável pelo tema “Vida e Liberdade”. Todos os assuntos debatidos fazem parte da agenda de 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Estiveram presentes no evento o secretário executivo de Estado da Justiça e Cidadania, Raul Christiano Sanchez, o vice-prefeito Fernando Pasqualino, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário, o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Antônio Carlos Albino, o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi, o vice-prefeito de Campo Limpo Paulista, Paulo Favaro, a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros, o prefeito de Itupeva, Angelin Lourenção, a prefeita de Jarinu, Débora Prado, o prefeito de Louveira, Stanislau Steck, o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto, além de gestores municipais de Várzea Paulista.