Várzea Paulista participará do 1° Fórum Regional de Direitos Humanos

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Encontro ocorre dia 26 de outubro, a partir das 8h, no Centro Universitário UniAnchieta, em Jundiaí.  Inscrições estão abertas.

Os interessados em participar no 1º Fórum Regional de Direitos Humanos já podem se inscrever para o encontro, que ocorre no próximo dia 26 de outubro, quinta-feira, a partir das 8h, no Centro Universitário UniAnchieta, em Jundiaí.

Com discussões voltadas à Sustentabilidade, Dignidade Humana, Meio Ambiente, Diversidade, Educação, Políticas Públicas e Cidadania, Vida e Liberdade, Segurança e Sociedade, e Intergeracionalidade, o encontro reunirá participantes da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), além de Itatiba. As inscrições podem ser feitas pelo link.

O secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Prieto, será o palestrante sobre ‘A aplicação dos Direitos Humanos nas políticas públicas e o papel da sociedade civil’, às 10h. “Nossa participação é motivada pelo desejo de promover uma sociedade mais justa e inclusiva, abordando desafios e propondo soluções que possam fortalecer os alicerces dos direitos humanos. Estamos prontos para colaborar, compartilhando conhecimentos, experiências e ideias construtivas sobre questões essenciais para a comunidade e avançarmos juntos na construção de uma sociedade mais justa. Estou muito grato pela oportunidade de fazer parte deste importante evento”, comenta Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania.

Participação de Várzea Paulista no Fórum

O prefeito professor Rodolfo Braga, que é o vice-presidente da Região Metropolitana de Jundiaí, será o anfitrião do Fórum, já que o presidente do RMJ, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, não poderá participar do encontro. Diversas autoridades do governo estadual e das cidades que compõe a região estarão presentes para os debates.

Todas as cidades participantes terão temas a serem abordados, entre eles estará o tema de matemática, sabores e saberes, que trará a cultura e culinária de cada cidade. Além de oito painéis com um tema específico, que cada cidade ficará responsável para o debate sobre o tema.

Várzea Paulista apresentará a Orquídea e a festa da Folia de Reis como seus principais símbolos culturais e o Tutu de Feijão à moda Várzea Paulista, no quesito culinária. Além disso, a cidade ficou responsável pelo sexto painel, com o tema “Vida e Liberdade”, que contará com uma bancada de representantes das Unidades Gestoras de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Cultura para o debate, além de alunos da rede pública.

De acordo com o gestor de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, o encontro é importante para que ações voltadas para o desenvolvimento social regional sejam tomadas em conjunto, visando garantir sempre, a dignidade humana. “Será um evento com muitos debates entre os gestores e unidades regionais presentes, com o objetivo de fomentar políticas públicas que integre os direitos humanos e garantindo a dignidade de cada indivíduo em sociedade”, destacou Leandro.