Feira de Profissões no Espaço Cidadania reúne centenas de jovens e instituições acadêmicas

Educação - Destaques Destaques Notícias

Evento contou com experimentos, sorteios, música e palestras

Nesta sexta-feira (20), ocorreu a Feira de Profissões no Espaço Cidadania. O evento reuniu diversas instituições de ensino, profissionais da educação e estudantes de escolas estaduais que puderam se aprofundar no mundo acadêmico e profissional a fim de escolher sua futura profissão. A Feira foi realizada pelo projeto Cursinho para Todos com o apoio da Unidade Executiva de Cultura e Turismo e contou com experiências tecnológicas, stands, sorteios de bolsas universitárias, música ao vivo e palestras educacionais. O prefeito professor, Rodolfo Braga, esteve presente no evento e deu uma mensagem aos estudantes presentes. “Escolhi minha primeira graduação através de uma Feira de Profissões, então sei e reconheço o valor de um evento como este. Parabenizo a todos os professores e estudantes presentes, o primeiro passo para entrar no mercado é tomar a decisão da profissão, e vocês estão no caminho certo”, declarou o Prefeito.

Universidades orientam estudantes

A Universidade Anhanguera é a única da região a oferecer o curso de Odontologia e estava sorteando bolsas de até cem por cento para quem visitasse seu stand. Os consultores educacionais Renan Burtatti e Giovana Caroline orientaram os alunos a respeito dos cursos disponíveis na Universidade. A instituição CETEC está há mais de 13 anos no mercado, oferecendo cursos nas áreas de saúde e estética, e promoveu uma experiência muito interessante para os alunos. Os presentes tiveram a oportunidade de aprender como se realiza uma massagem cardíaca, além de concorrer a sorteios. A Universidade Anchieta realizou experimentos químicos que mudavam de cor de acordo com as ondas sonoras da voz; a experiência foi tão interessante que até mesmo o prefeito decidiu participar. E para os alunos que já querem ingressar no mercado de trabalho, a Guarda de Várzea Paulista oferece programas de menor aprendiz e estágio com diversas empresas locais e até multinacionais de nossa região.

Oportunidade de conhecimento

O coordenador do Cursinho Para Todos, Matheus Seni, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal através da Unidade Executiva de Cultura e disse que a Feira é uma oportunidade única para os estudantes que ingressarão no mercado de trabalho. A estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Mitiharu Tanaka, Maria Eduarda, disse que quer estudar farmácia e que a feira é uma oportunidade de conhecer as melhores universidades. “É importante para saber qual universidade oferece a melhor estrutura e valor que cabe no bolso”, declarou. O professor de matemática da Escola Mitiharu Tanaka, Cláudio Zoega, declarou que o assunto é abordado em sala de aula com os alunos e que todos ficam muito empolgados. “Principalmente os que estão no terceiro ano, ficam nessa ansiedade de escolher o curso, o importante é escolher com calma e pesquisar o mercado”, algo que também foi reafirmado pelo vice-prefeito Fernando Pasqualino. O vice-prefeito reforçou aos alunos presentes para fazerem a escolha sem se pressionar. “Não se espelhem na vida dos outros, não se sintam pressionados, o mercado de trabalho tem espaço para todos, aproveitem a feira e escolham com consciência”, finalizou o vice-prefeito.

O diretor de Cultura e Turismo, Bruno Fonseca esteve presente no evento representando a Unidade Executiva de Cultura e Turismo.

Trabalho social pela educação

O Cursinho para Todos é um projeto independente de Várzea Paulista conduzido por professores voluntários, idealizado em 2017. Seu objetivo é preparar jovens e adolescentes em vulnerabilidade social para os vestibulares, por meio de aulas gratuitas de todas as disciplinas, complementando o ensino básico, entre março e novembro. Também são ofertadas atividades complementares, oficinas, workshops com profissionais de diversas áreas e, anualmente, a Feira de Profissões.