Óculos OrCam MyEye chegam a Várzea Paulista para alunos com deficiência visual

Educação - Destaques Destaques Notícias

A cidade é a primeira e única da região a adquirir o dispositivo inclusivo para alunos da rede municipal.

Na tarde de quinta-feira (19), a Prefeitura Municipal, através da Unidade Gestora de Educação, deu um grande passo para a inclusão educacional. A cidade é a primeira de toda a região a introduzir os óculos OrCam MyEye na rede municipal de educação. Essa solução tecnológica vestível, ativada por voz, é uma verdadeira revolução para alunos com deficiência visual, proporcionando acesso a informações visuais vitais em tempo real.

A cerimônia de apresentação e entrega dos dispositivos ocorreu no Hotel Orquídea e contou com a presença de autoridades municipais, pais e familiares de estudantes da rede municipal que receberão os óculos. O prefeito, professor Rodolfo Braga, comemorou o avanço e ressaltou que a inclusão é um de seus principais objetivos dentro da educação municipal. “É um momento histórico e emocionante para nossa cidade. Oportunizar o melhor para a aprendizagem de nossas crianças não me engrandece como prefeito, mas como ser humano”, destacou o prefeito. “Vamos seguir neste caminho para que todas as crianças se sintam acolhidas e humanizadas dentro de todas as escolas do município”, completou.

Os OrCam MyEye são dispositivos que ampliam as possibilidades para pessoas com diferentes condições de perda de visão, incluindo aquelas com baixa visão, fadiga visual e dificuldades de leitura. Com sua câmera inteligente avançada, o OrCam MyEye capta imagens do ambiente do usuário e converte essas informações visuais em áudio, permitindo que o usuário ouça o que está ao seu redor.

Características-chave do OrCam MyEye

O dispositivo, que pertence à startup israelense Orcam Technologies, oferece recursos como leitura instantânea de textos, reconhecimento facial, identificação de produtos, descrição de cores e notas de dinheiro, proporcionando acesso autônomo a informações essenciais para alunos com deficiência visual.

Os representantes da marca, Fernando Kifuri e Cleiton de Sousa, apresentaram para os presentes como o dispositivo funciona e destacaram um ponto importante. “Sempre lembramos que o OrCam MyEye não restaura a visão. Ele é projetado para fornecer acesso a informações visuais em tempo real, facilitando a aprendizagem e a independência dos alunos com deficiência visual”, destacou.

Mais um passo para a inclusão

O lançamento dos óculos OrCam MyEye na rede municipal de educação de Várzea Paulista foi uma iniciativa da Unidade Gestora de Educação do município. A gestora de Educação, Magali Souza, informou que serão oferecidos treinamentos a professores e profissionais da educação para que todos saibam a melhor maneira de manusear o dispositivo e auxiliar os alunos.

A gestora ainda falou sobre o sentimento desse importante passo para a rede municipal de ensino. “Olhar a escola em uma perspectiva inclusiva é olhar para todos. E que todos ali possam ter a mesma oportunidade, a mesma prioridade e que possam avançar em suas aprendizagens”, ressaltou Magali.

Quatro crianças da rede municipal receberam os óculos de maneira simbólica durante a cerimônia: os alunos Letícia Novais Silva Santos, Ano 1 da CEMEB Prof. Juvelita Pereira da Silva; Yuri Bryan Moraes da Silva, Ano 3 da CEMEB Prof. Juvelita Pereira da Silva; Isabelly Souza Santos, Ano 4 da CEMEB Anísio Teixeira; e Melissa Vitória Rocha de Lima, Ano 5 da CEMEB Erich Becker. No total, existem oito crianças cadastradas na rede municipal com deficiência visual, e 12 óculos foram adquiridos para garantir que todos tenham acesso a essa tecnologia.

Inicialmente, os alunos farão uso dos óculos na escola, onde serão apoiados pelos educadores. Após a adaptação, eles também poderão usar o dispositivo em casa, ampliando suas oportunidades de aprendizado e independência.

Familiares aprovam a iniciativa

Thalita Moraes, mãe de Yuri, é deficiente auditiva e pode contar com a intérprete de libras, a professora da rede municipal Dilma Rodrigues, para auxiliá-la durante toda a cerimônia. Thalita contou que se emocionou ao saber da novidade. “Meu filho poderá ser melhor assistido dentro da sala de aula. Por eu ser surda, não consigo auxiliá-lo nas atividades escolares como ele precisa, agora com os óculos ele poderá evoluir ainda mais em sua aprendizagem. Estou muito feliz!”, declarou.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o vereador Giba Moraes, o gestor de Administração e Governo, João Paulo de Souza, o gestor de Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan, o gestor de Esporte, Lazer e Cultura, Leonardo Lopes, e o gestor de Meio Ambiente, Peterson de Ávila. Todos estiveram presentes para demonstrar seu apoio a essa iniciativa inovadora que promove a inclusão e igualdade de oportunidades para alunos com deficiência visual em Várzea Paulista.