Na Biblioteca Municipal, público exercitou técnicas de escrita para crianças e, à noite, haverá sessão de perguntas livres ao autor; programa é uma parceria entre os Governos Estadual e Municipal
Na tarde desta quarta-feira (4), um dos escritores infantis brasileiros mais famosos, Ilan Brenman, conduziu uma oficina do programa Viagem Literária, com o tema “Como escrever para crianças”, na Biblioteca Municipal Prof.ª Zuleika Zulmar Turcato Maraccini, em Várzea Paulista. Os presentes exercitaram técnicas e refletiram sobre como usá-las. O intuito foi estimular a formação de novos leitores e estreitar laços entre a comunidade e a biblioteca, por meio de momentos para aprimorar habilidades literárias e troca de ideias entre mentes criativas.
O programa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia do Estado de São Paulo e a Unidade Executiva Municipal de Cultura e Turismo.
Na atividade, as pessoas presentes, muitas delas da área da educação ou mesmo fãs do autor, puderam exercitar técnicas de textos voltados ao público infantil, em estilos como realismo fantástico ou literatura indígena.
O escritor aponta como um dos principais ganhos a proximidade gerada entre o público e o autor, que ajuda a legitimar e motivar mais quem está recebendo o conteúdo a colocar em prática as técnicas compartilhadas. Além disso, encontros como a oficina permitem compartilhar um pouco do vasto conhecimento adquirido pelo profissional ao longo dos quase 30 anos de carreira. “Eu tenho muitos anos de estrada, muitos vídeos produzidos, atividades e exercícios para estimular a criatividade e despertar a vontade de escrever para crianças”, relatou.
Para Brenman, ainda mais importante do que conhecer as técnicas, é saber como usá-las. Nesse sentido, é importante estudar bem o público-alvo: as crianças. “Qual olhar você deve ter pra poder escrever para crianças? O que é criança e o que é infância?”, indagou.
Encontro de hoje à noite
A partir das 19 horas, haverá um novo evento com o autor. O evento será aberto ao público geral, que poderá fazer perguntas livres, matar curiosidades e ampliar o conhecimento sobre o renomado escritor. A Biblioteca Municipal fica no piso térreo do Espaço Cidadania, na Avenida Ipiranga, 151 — Centro. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Sobre o autor
Um dos principais escritores de literatura do Brasil, Ilan é mestre e doutor em educação, e bacharel em psicologia. O autor publicou mais de 70 livros, alguns premiados e traduzidos no exterior: Alemanha, França, Itália, Polônia, Suécia, Dinamarca, Espanha, Romênia, Portugal, México, Argentina, Chile, Turquia, Vietnã, Coréia do Sul, Taiwan e China. Brenman também é palestrante nas áreas de educação e cultura.
Foi colunista da revista Crescer e da rádio CBN, abordando temas de educação na era digital, desenvolvimento humano, saúde mental e literatura. É autor do best-seller internacional “Até as princesas soltam pum” e já vendeu mais de 3 milhões de exemplares na sua carreira literária.
Livros disponíveis
Vários títulos, escritos de forma exclusiva ou como um dos autores pelo autor, podem ser emprestados da Biblioteca Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini, como, por exemplo, “O Senhor do Bom Nome”, “A dobradura do samurai”, “As 14 pérolas da Índia”, “Enganos”, e “Pai, todos os animais soltam pum?”. Os interessados podem fazer o cadastro gratuito de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.