Eleição do Conselho Tutelar será neste domingo (1º); lembre como e onde votar

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Urnas eletrônicas, uma importante novidade, estarão localizadas em duas escolas, das 8 às 17 horas; todos com título de eleitor ativo e regularizado até 3 de julho de 2023 que votam na cidade em eleições de cargos políticos poderão dar seu voto

A eleição do Conselho Tutelar está chegando. Neste domingo (1º), das 8 às 17 horas, qualquer pessoa com título de eleitor ativo (e regularizado até 3 de julho de 2023) que vote em Várzea Paulista nas eleições de cargos políticos, como a de prefeito, por exemplo, poderá manifestar quem deseja que seja eleito para o colegiado, órgão fundamental na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 17 candidatos concorrem às cinco vagas titulares e cinco suplentes, para o mandato de quatro anos, que começará em 10 de janeiro de 2024.

O pleito ocorrerá em duas escolas da cidade: Mitiharu Tanaka (Jardim Cruz Alta) e Erich Becker (Cidade Nova II). A Comissão Especial Eleitoral do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) reforça que é preciso ter atenção, pois muitos terão de ir a locais diferentes de onde votam para prefeito (confira o local onde deve votar ao final da matéria). Para poder votar, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto e o título de eleitor.

A votação na cidade terá como uma das principais novidades o uso de urnas eletrônicas, que devem agilizar e facilitar o pleito. Cada eleitor pode votar em um candidato — o voto não é obrigatório, mas é um exercício de cidadania de grande importância, que precisa ser feito de forma consciente e bem fundamentada.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ângela Santos, lembra a grande importância de votar. “A participação da população se faz importante e necessária na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal e pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”.

Outras ações para qualificar o processo eleitoral

Segundo a presidente, a Comissão Eleitoral tem coordenado um trabalho para que o pleito seja o mais transparente possível, prestando orientações aos candidatos durante todo o período de campanha, informações em todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, e em templos religiosos, no intuito de divulgar ao máximo a eleição para a população. A expectativa é que haja um grande número de eleitores na importante votação que se aproxima. Uma ampla divulgação também vem sendo realizada, em meios digitais e, inclusive, por meio de faixas e cartazes alusivos à eleição colocadas em escolas e outros pontos estratégicos da cidade.

Ângela também recorda o treinamento recebido pelos cerca de 70 servidores, ofertado pelo Cartório Eleitoral da cidade, na última quinta-feira (21), e a sessão aberta na Câmara Municipal, em 5 de setembro, iniciativa do CMDCA que deu a chance de os candidatos interessados se apresentarem, de forma resumida, a trabalhadores da Prefeitura, autoridades municipais, representantes de instituições da sociedade civil e da população.

Onde devo votar?

EE Mitiharu Tanaka: Rua Vigário Afonso Nikrake, 240 — Jardim Cruz Alta

Deve ir à escola Tanaka quem vota para prefeito nos seguintes locais:

Cemeb Proinfância Arnaldo Netto

Cemeb Vinícius de Moraes

Cemeb Padre Wilfrido Wieneke

Cemeb Erich Becker: Rua dos Canários, 160 — Cidade Nova II

Deve comparecer à escola Erich Becker quem vota para prefeito nos espaços a seguir:

EE Ana Maria Pagiossi

Cemeb Anísio Teixeira