Concurso da Festa das Orquídeas conta com renomado avaliador tailandês

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Profissional Theazinho Chunkag, experiente no relacionamento com produção de orquídeas e outros ramos da agricultura tailandesa, destaca quesitos de avaliação das flores

A Festa das Orquídeas de Várzea Paulista deste ano tem como um dos diferenciais a volta do Concurso de Orquídeas, que vai premiar a melhor planta de cada uma das sete categorias, entre as 350 flores em exposição. A avaliação, realizada na tarde desta quinta-feira (21), primeiro dia do evento, está sendo feita pelo tailandês Theazinho Chunkag, profissional experiente e renomado no relacionamento com a agricultura tailandesa — cuja grande produção de orquídeas se destaca—, que faz a ligação entre orquidófilos brasileiros e tailandeses e atua no turismo ao país asiático. A AOVP (Associação Orquidófila de Várzea Paulista) assessora o juiz na avaliação.

As sete categorias são: Melhor Espécie Brasileira; Melhor Espécie Estrangeira; Melhor Cattleya labiata (uma orquídea nativa brasileira específica); Melhor Híbrido; Melhor Espécie Botânica; e Mais Bela Planta da Exposição.

Segundo Chunkag, o Brasil tem critérios específicos de avaliação. “Penso que a diferença entre a Tailândia e o Brasil é que lá a gente prefere cores mais suaves enquanto aqui se preferem cores mais vivas. Então vou analisar quais têm cores mais vivas, além de outros quesitos, como a quantidade das flores e a variedade das plantas”, explica.

Segundo o avaliador, os produtores, ao saber que existe um concurso, ficam mais motivados para levar orquídeas cada vez mais bonitas, em uma competição saudável.

Os visitantes poderão conhecer as orquídeas premiadas a partir das 18 horas do dia 21, em um local de destaque na exposição, para dar o devido brilho às orquídeas mais bem colocadas. A premiação dos produtores será feita no mesmo dia, às 19 horas, no recinto da exposição.

A Festa das Orquídeas 2023 ocorre vai até o próximo domingo (24), no Clube de Campo da Cica, que está localizado na Estrada do Mursa, nº 473-699 – Sítio do Mursa, Várzea Paulista. CEP: 13226-300.