CPFL promove carreta itinerante na CEMEB Edite Schneider

Educação - Destaques Destaques Notícias

Ação fomenta educação ambiental e sustentabilidade com jogos lúdicos e interativos para alunos do Ensino Fundamental l

Na tarde desta quarta-feira (13), os alunos do Ensino Fundamental l do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Edite Schneider, Jardim Mirante, tiveram uma experiência para lá de divertida. Isso porque a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) promoveu uma ação educativa com uma carreta itinerante. A proposta é que alunos e educadores interajam com os conceitos de energia elétrica e eficiência energética, além da conscientização a respeito do uso racional de conservação dos recursos naturais e meio ambiente.

A ação é uma parceria entre a CPFL e a Unidade Gestora de Educação, por meio da diretora municipal de Projetos Educacionais Especiais, Vani de Paula, que visa a fomentar ações educativas focadas no meio ambiente e sustentabilidade.

A diretora pedagógica da Unidade Gestora Municipal de Educação, Glauce Parazzi, destacou que a parceria é de extrema importância para que os alunos possam refletir sobre o impacto que o desperdício causa no meio ambiente, e soma-se às ações educativas voltadas à educação ambiental já presentes no currículo escolar.

O diretor da escola, Paulo Sérgio Nunes, explicou que esse tipo de ação é importante dentro do âmbito escolar, pois agrega de maneira positiva as atividades em sala de aula. “Através disso o professor consegue enriquecer seu repertório educacional e trabalhar temas de sustentabilidade com os alunos durante o ano”, destacou o diretor.

Educação sustentável

A ação, que leva o nome “CPFL nas Escolas — Energia em Jogo”, é repleta de modernos equipamentos e recursos tecnológicos, contando com três ambientes climatizados e monitores treinados pela CPFL. Os profissionais são responsáveis por apresentar aos que passam pelo local, de forma lúdica e interativa, as formas mais eficientes de utilizar a energia elétrica.

Entre as atividades disponíveis na carreta, estão ações lúdicas com jogos educativos e interativos nas quais alunos são convidados a explorar e conhecer as diversas fontes de energia, recursos tecnológicos, jogos de tabuleiro e experimentos científicos.

Segundo o educador social da CPFL, Silvério Albuquerque, a iniciativa é importante pois as crianças são difusoras de conhecimento e vão passar o que aprenderam para seus pais, além de analisarem situações de desperdício em seu dia a dia e aprenderem a intervir.

A aluna Lorena de Campos, 10 anos, elogiou a experiência. “Foi incrível. Aprendemos que a energia pode ser gerada pelo sol, vento e água, e também sobre não desperdiçar para que não acabe”, explicou Lorena.

Também estiveram presentes a educadora social da CPFL, Juliana Arantes, a vice-diretora da unidade escolar, Antônia Regina Silva, e a professora Marly de Cássia Bulhão.