Em juramento à bandeira, jovens varzinos reforçam compromisso com a pátria

Governo e Administração - Destaques Destaques Notícias

Cerca de 200 dispensados do serviço militar obrigatório participam de solenidade para receber o certificado de dispensa e jurar estar sempre prontos a defender o Brasil

Nesta quarta-feira (13), aproximadamente 200 jovens de Várzea Paulista fizeram o juramento à bandeira, solenidade que oficializa a dispensa do serviço militar inicial, aquele prestado por pessoas do sexo masculino de 18 anos. No Espaço Cidadania, os reservistas reforçaram o compromisso com a pátria brasileira, diante das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Município, e receberam o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação). A cerimônia teve a presença de autoridades municipais e do Exército Brasileiro, e familiares dos jovens.

Os conscritos prometeram ser cidadãos honrados e prontos para eventuais convocações de emergência — apesar de o Brasil ter tradição pacífica e diplomática e não haver nenhum desejo de guerra por parte do atual Governo Federal, se, em algum momento futuro, houver envolvimento bélico em conflito internacional, os jovens reforçam, no juramente, disponibilidade para defender o país até os 46 anos de idade.

Outro destaque do evento foi a homenagem à mãe Fabricia Novaes, mãe do reservista Paulo Henrique Goncalves, no momento em que ele recebeu o certificado.

Condutor dos jovens na cerimônia, o 1º tenente Alexandre Monteiro dos Santos, representante da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, destacou que os jovens podem prestar concurso público para as carreiras militares. O militar ainda afirmou que, independentemente de optarem por profissões civis ou militares, devem se esforçar para dar orgulho aos pais, com a maioridade, assim como ele, que sempre procurou ser o melhor possível em suas funções. Assim, conseguirão atender aos anseios dos familiares e necessidades do Brasil, como um todo.

“Este momento é um marco, algo que, a partir de agora, os senhores, com a maioridade atingida, têm obrigação como cidadãos, indivíduos, ter independência financeira do pai e da mãe, e passar a gerar, pelas suas próprias forças, os seus meios. E isso é o ideal, porque é assim que vocês vão mostrar o valor que têm”, declarou o 1º tenente. “Que vocês possam fazer os pais de vocês felizes, seja na carreira militar ou civil. Que tenham todo o empenho e disposição”.

Para o prefeito professor Rodolfo Braga, é importante honrar a pátria, defender o país e a própria cidade, e lutar pela realização dos sonhos. “Formamos um país acolhedor, humanizado, pronto para socorrer até mesmo os mais violentos fora daqui. Que o sonho de cada um seja realizado e prospere. Resistência e persistência são essenciais para podermos alcançar o melhor de cada um. Temos que defender o nosso Brasil, e falar com orgulho de nossa pátria e de nossa cidade, que vem crescendo de uma forma muito rápida”.

O mandatário elencou avanços do município, como, por exemplo, o registro de 2 mil empresas desde 2021 e as melhorias consideráveis na infraestrutura, que têm ajudado a desfazer preconceitos de quem mora em outros municípios. A boa gestão pública proporciona qualidade de vida, perspectivas de futuro e a independência varzina de cidades vizinhas — o novo hospital representa bem, na visão do prefeito, esses novos horizontes a serem alcançados.

Autoridades

Entre as pessoas com cargos públicos de destaque presentes, também estiveram: o vice-prefeito Fernando Pasqualino; o secretário da Junta de Serviços Militares de Várzea Paulista, Hudson Carlos; o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Dejair Pellini; o subcomandante da corporação, Éder Ferreira da Silva; o presidente da Câmara, Dr. Eliseu Notario; o gestor municipal de Governo e Administração e interino de Saúde, João Paulo de Souza; a gestora municipal de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros; a gestora municipal de Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos, Dra. Florenides Gaino; o gestor executivo municipal de Educação, Geraldo Spolli, e o ouvidor municipal, Claudenir Nil.