Noite de festa marca entrega da revitalização da Praça da Liberdade vereador Armando Pastre

Infraestrutura - Destaques Destaques Notícias Prefeito

Familiares do homenageado participaram do evento, que contou com um grande público

A entrega da revitalização da Praça da Liberdade vereador Armando Pastre, na região central da cidade, na noite de terça-feira (22), foi um momento de alegria para a família do homenageado, a população e todos os gestores públicos envolvidos com a melhoria de um dos pontos mais significativos de Várzea Paulista.

O evento contou com apresentações culturais da Escola de Música, de Dança do Ventre e do grupo Canhoteiros do Brasil. Além dos artesãos da Feira Criativa e do projeto ‘Voa, Livro voa’, que realiza a distribuição gratuita de livros.

O prefeito professor Rodolfo se mostrou muito feliz em ter a oportunidade de homenagear uma figura tão marcante da história de Várzea Paulista. “Assim como o Armando Pastre fui vereador duas vezes, e sei da importância do cargo para a cidade. O ex-vereador que indicou a criação desta praça e hoje, na presença de seus familiares, apresentamos todo nosso respeito por sua contribuição com a nossa querida Várzea Paulista”, disse.

O vice-prefeito Fernando Pasqualino ressaltou os intensos trabalhos realizados nos últimos dois anos. “Todos os bairros tem ação da Prefeitura, espaços de lazer para a população se orgulhar de viver aqui. Parabéns a família Pastre por essa merecida homenagem”. Para Renato Germano, gestor de Infraestrutura Urbana, as melhorias realizadas na praça irão beneficiar os moradores. “Esse foi um projeto muito importante para nossa equipe, já que tivemos a preocupação em trazer importantes melhorias e preservar as características e a idealização do senhor Pastre, conservando principalmente as características do coreto”, explicou.

Para o gestor de governo, João Paulo Souza, a revitalização resgata a história do município. “Estamos aqui para reconhecer e valorizar a história desta praça. A região central da cidade tem recebido importantes obras, e a mais significativa delas é a construção do nosso novo hospital”. O vereador Elton Vargas, que realizou a indicação para homenagear o ex-vereador Armando Pastre, falou sobre a relevância da área para os moradores da região. “Para mim é uma grande honra representar a área central de nossa cidade. Vivi parte da minha infância nesta praça e agora tenho a oportunidade de homenagear o senhor Pastre, que em sua primeira indicação, fez a nossa Praça da Liberdade. De coração, estou realizado com essa homenagem”, finalizou.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara, dr. Eliseu Notário, dos vereadores municipais e gestores públicos.

Família Pastre

O filho Emerson Pastre, os netos Lucas e Ana Caroline e Gerson, e sobrinho do ex-vereador Armando Pastre participaram da homenagem. Segundo Emerson Pastre, que veio de Sorocaba para participar do evento, seu pai batalhou pela emancipação de Várzea Paulista e contribuiu para que a cidade se tornasse o que é hoje. “Meu sentimento hoje, eu classifico como o da mais justa homenagem. Meu pai sempre teve um pedaço da cidade em seu coração. Foi um excelente homem e sei que deixou seu legado pela cidade. É um momento importante para nós e para a ancestralidade de Várzea Paulista”, relatou.

Melhorias

As obras no local consistem na melhoria da estrutura geral, com implantação de novo parque infantil, instalação de iluminação de LED, de novos bancos e mesas, limpeza e manutenção do piso, reforma da rede elétrica e dos canteiros, nova pintura, instalação de lixeiras e de bebedouro acessível. Além disso, o trecho da Avenida Duque de Caxias, que faz parte do entorno da praça, também recebeu uma nova iluminação em LED.

O ponto de destaque da Praça da Liberdade, seu coreto, também foi reformado. A estrutura de madeira foi substituída por uma metálica, mas todas as suas características foram preservadas. Para o gestor de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, o desafio em reformar a praça foi manter a sua arquitetura. “Mantivemos a estrutura do coreto e toda a sua beleza, só que agora com material metálico, mais resistente,” explica. “Além disso, produzimos um painel no muro da praça, onde a história de Várzea Paulista é contada”, relatou Germano.

A Praça da Liberdade Vereador Armando Pastre está localizada na Av. Duque de Caxias, s/n, Centro.

Homenagem ao ex-vereador

Com as melhorias recebidas, a Praça da Liberdade ganhou o nome do seu idealizador, o ex-vereador Armando Pastre, por meio do projeto de lei Projeto de Lei Nº 26/2023, de maio deste ano, com autoria do vereador Elton Vargas da Silva.

O político fez parte do grupo que requisitou a emancipação do município em 1965 e foi um dos primeiros vereadores de Várzea Paulista. Para conferir o documento que deu nome à Praça da Liberdade, na década de 60, e a outras vias do município, clique aqui: https://varzeapaulista.siscam.com.br/arquivo?Id=13807