Professores da rede municipal recebem formação sobre transtornos intelectuais

Educação - Destaques Destaques Notícias

Mais de 300 profissionais de educação participaram da ação formativa que abordou temas como diagnóstico, comportamento, prevenção ao bullyng e inclusão

Na tarde desta quarta-feira (16), profissionais da Educação da rede municipal de Várzea Paulista, participaram do primeiro dia da formação “Da avaliação a intervenção para alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista”, uma parceria entre a Unidade Gestora de Educação com a APAE de Várzea Paulista.

A palestra foi lecionada por Ana Flávia Varella, neuropediatra da APAE, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e reuniu mais de 300 profissionais de educação, como professores de educação infantil, professores de atendimento educacional especializado, coordenadores pedagógicos, cuidadores, educadores de creche, estagiários e equipe técnica da UGME.

A palestrante, destacou que o objetivo da formação é capacitar todos os profissionais, para que possam auxiliar os alunos, respeitando suas limitações e particularidades. “Eles poderão expressar suas dúvidas durante todos os encontros que tivermos e faremos uma troca de experiências. Tudo para enriquecer a qualidade da aprendizagem”, explicou Ana.

Educação acolhedora e humanizada

A iniciativa tem por objetivo oferecer capacitação para professores e profissionais da rede municipal de ensino, possibilitando o aprimoramento de seus conhecimentos para que promovam o desenvolvimento de seus alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista no contexto escolar, garantindo uma educação de qualidade e inclusiva.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, destacou que essas ações formativas visam colaborar com a atuação de todos os profissionais da escola. “A escola é de todos, e para que possamos torná-la para todos, precisamos de momentos, espaços e diálogos formativos que nos impulsionem para uma educação de qualidade e uma escola inclusiva”, enfatizou a gestora.

A formação será dividida em 4 módulos diferentes, que abordam temas como psicologia, comportamento, prevenção ao bullyng, sondagem, competências socioemocionais, avaliação, atividades pedagógicas inclusivas, participação da família e diversos outros assuntos pertinentes para que todos os educadores estejam preparados para lidar com as situações que ocorrem no ambiente escolar.

Parceria que deu certo

A coordenadora da APAE, Tatiane Missari, ressaltou que a união entre a Unidade Gestora de Educação com a APAE, é importante para que crianças com necessidades especiais, possam ser incluídas de maneira efetiva e humanizada, além de preparar os professores para que consigam lidar da melhor forma com as mais diferentes situações que acontecem em seu dia a dia escolar.

Também esteve presente na ação formativa a diretora pedagógica da UGME, Glauce Rocco Parazzi.