Várzea Paulista é eleita a terceira cidade mais segura do Brasil

Entre municípios paulistas, Várzea Paulista fica em segundo lugar. O indicador leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.

O Anuário 2023 do ranking Cidades mais Seguras do Brasil colocou Várzea Paulista como o terceiro município mais seguro do país para se viver. As cidades de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina e Salto, em São Paulo ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

O índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. O ranking é baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para definir o conceito de “mortes violentas”, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o gestor executivo de Segurança Pública de Várzea Paulista, dr. Ricardo Rodrigues, a terceira colocação no índice traz credibilidade para a cidade e atrai mais investidores. “Todos querem viver em um local onde se tenha qualidade de vida. E em breve daremos início ao projeto da Muralha Virtual, que vai proporcionar ainda mais segurança para os munícipes”.

Segundo Rodrigues, entre as medidas que contribuíram para o baixo índice de óbitos violentos na cidade estão a parceria entre as forças de segurança, como a PM e a Polícia Civil, além da estrutura da Guarda Civil Municipal. “A GCM cresceu muito, tanto em quantidade de veículos e novos armamentos. Assim como em servidores, com a chegada de 21 novos guardas, que já estão em treinamento e estarão prontos para ir as ruas no próximo ano”, explica.

Confira a classificação geral das cidades mais seguras do Brasil:

  • Jaraguá do Sul – SC (2,3 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Salto – SP (3,1 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Várzea Paulista – SP (3,5 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Botucatu – SP (3,5 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Indaiatuba – SP (3,5 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Brusque – SC (3,5 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Araraquara – SP (3,9 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Votorantim – SP (4,5 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Lavras – MG (4,8 assassinatos/100 mil habitantes)
  • Poá – SP (5,1 assassinatos/100 mil habitantes)

A versão completa do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© pode ser conferido na integra, através deste link (https://myside.com.br/cidades-mais-seguras-brasil-anuario-2023.pdf).