Várzea Paulista é representada no prêmio Ruth de Souza

Desenvolvimento Social - Destaques

Patrícia Felix está entre as 10 mulheres negras homenageadas no estado de São Paulo

No último sábado (29), Várzea Paulista foi representada no prêmio Ruth de Souza, concedido pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN). Na ocasião foram premiadas personalidades femininas que, nos mais variados setores, se destacaram na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo.

A chefe de Políticas Públicas para as Mulheres do município, Patrícia Felix, foi uma das 10 mulheres homenageadas, que deixaram sua marca na educação, assistência social, comunidades carentes, política, no enfrentamento ao racismo e no crescimento da consciência negra no estado de São Paulo. “Eu não tinha noção da minha história, de como somos valiosos, não viemos só da escravidão. Me sinto potente e valorizada”, destacou Patrícia, que já atua há dois anos, em atividades do movimento afro junto ao Governo do Estado, e em municípios da região. “Que todo esse trabalho venha abrir portas para o empreendedorismo das mulheres negras na cidade”, completou.

Participaram da premiação o Secretário-executivo estadual de Justiça e Cidadania, Raul Christiano Sanchez, que representou o Secretário de Justiça, Fábio Prieto, e o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas; o presidente do CPDCN, Gil Marcos dos Santos, o coordenador de Políticas para a População Negra, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, Robson Ferreira, entre outras autoridades.

O evento foi realizado no Teatro Ruth de Souza, interior do Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera e fez parte do encerramento das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Dia Municipal da Mulher Negra

Entre as ações realizadas no município, Patrícia Felix destaca a criação da Lei nº 30/2023, pela Câmara Municipal, que institui o Dia Municipal da Mulher Negra, celebrado todo dia 25 de julho, no Calendário Oficial de eventos de Várzea Paulista. “A Câmara Municipal é uma grande parceira em nossa luta de promoção da igualdade. Só tenho a agradecer ao presidente dr. Eliseu Notário, que se envolveu em nossa causa e colaborou grandemente para a criação da data em nossa cidade”, disse. Para saber mais sobre a lei que institui o Dia Municipal da Mulher Negra, clique aqui.