Nova composição do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa toma posse

Desenvolvimento Social - Destaques

Miriam Conceição Dias, assistente social da sociedade civil, é a nova presidente do colegiado, que tem as importantes funções de propor, fiscalizar e acompanhar políticas públicas para pessoas idosas

Na tarde desta segunda-feira (24), a nova composição do CMPDI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) de Várzea Paulista tomou posse oficialmente, para o mandato de dois anos, no auditório da Praça CEU. O conselho atua, com membros do poder público e sociedade civil, na proposição, fiscalização e acompanhamento de políticas públicas voltadas às pessoas idosas da cidade. O prefeito professor Rodolfo Braga assinou o termo de posse e os membros presentes receberam seus diplomas.

Myriam Conceição Dias, assistente social da CTEC (Comunidade Terapêutica Cristã), uma das representantes da sociedade civil, é a presidente eleita pelos membros do novo biênio.

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, elogiou o trabalho da presidente eleita e os incentivos dados pelo prefeito professor Rodolfo Braga às políticas sociais, que têm culminado em benfeitorias como a conquista do CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Lydia Mojola Gut. “Sei da sua competência, Myriam, e tenho certeza de que este biênio será de muita felicidade para a cidade. Boas-vindas à nova composição e obrigado à Vanessa Albuquerque, que encerra seu mandato como presidente. A Unidade Gestora de Desenvolvimento Social está de portas abertas para trabalharmos de mãos dadas por políticas públicas à população”, afirmou.

O prefeito professor Rodolfo Braga destacou os avanços da cidade, que incluem conquistas na economia e políticas sociais (como a atuação da Prefeitura para ajudar a viabilizar a volta da agência do INSS, que tem 27 mil beneficiários na cidade, entre os quais muitas pessoas idosas aposentadas).

“Cumprimento a Myriam, nova presidente, e, por conta do trabalho de excelência na nossa Unidade de Desenvolvimento Social, o gestor municipal Leandro Marques, e as gestoras da pasta, Mônica Pazotto e Giany Póvoa (presentes no evento). Agradeço muito as políticas públicas sociais, como, por exemplo, o aumento de conselhos ligados à pasta — eram dois no início de meu mandato e hoje são cinco. O desenvolvimento social da cidade nos engrandece como pessoas. Os conselhos atuam, de forma independente, em conjunto com a Prefeitura, para buscar políticas públicas de qualidade, inclusive as existentes por meio de recursos estaduais e federais”, declarou.

O prefeito também revelou que autorizou a compra de uma van adaptada para o transporte de pessoas com dificuldades motoras ao CCPI.

Momento celebrado

A nova presidente, que atua pelo CTEC há sete anos e já era membro do conselho, se mostrou grata a Deus e agradeceu aos membros a confiança recebida. “Desde já, muito obrigada e uma ótima tarde a todos!”.

O vice-prefeito Fernando Pasqualino, enalteceu a importância dos conselhos municipais para a conquista de políticas públicas, desejou um trabalho frutífero no próximo biênio e afirmou o desejo de fazer parte de uma gestão pública humanizada e atenta aos anseios das pessoas idosas. “Uma forma de honrar e agradecer o trabalho árduo das gerações passadas de nossa cidade é uma administração pública com carinho. Parabéns à nova composição e que o biênio seja produtivo!”.

O presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notario, a nova presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Vanessa Albuquerque, a presidente do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Talita Albuquerque Moreira, e a gestora executiva municipal de Assuntos Jurídicos, Dra. Michela Fonseca, estiveram entre as demais autoridades presentes.

Confira os membros empossados:

PODER PÚBLICO

Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social

Titular: Maria Aparecida Morassuti

Suplente: Vanessa Cassiano da Silva Santos

Unidade Gestora Municipal de Educação

Titular: Carla Cristina dos Santos Rodrigues

Suplente: Rute de Paula Ramos

Unidade Gestora Municipal de Assuntos Jurídicos e Cidadania

Titular: Maria Eduarda Doretto Fioresi

Suplente: Michela Fonseca da Silva

Unidade Gestora Municipal de Saúde

Titular: Darci Geralda dos Santos Bonfatti

Suplente: Michela Fonseca da Silva

Unidade Gestora Municipal de Transporte Público, Trânsito e Logística

Titular: Carlos Alberto dos Santos

Suplente: Jacinto Spolli

SOCIEDADE CIVIL

1 – Instituições sem fins lucrativos e/ou grupos que cuidem ou agreguem pessoas idosas

Titulares: Lucila Cardoso Pacheco e Terezinha Pereira Udovic.

Suplente: Vera Lucia Emílio.

2 – Associações de pessoas idosas reconhecidas e sem fins lucrativos

Titulares: Maristela Silva e Myriam Conceição Dias.

Suplentes: Patrícia Alessandra de Paula Barzotti e Everton Aparecido Affonso.

3 – Representantes da sociedade civil, participantes de um outro conselho municipal

Titular: João Carlos Gonçalves.

Suplente: Luciano Pereira de Souza.