Operação Cata-Treco recolhe entulhos nas ruas da cidade

Infraestrutura - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou nesta segunda-feira (18/2) o recolhimento de entulho em ruas, calçadas e em áreas públicas do município. De acordo com o supervisor de infraestrutura e urbanismo, Alex Sandro de Siqueira, a ação é continua passará por todos os bairros. “Não há data para terminar. A atual gestão irá realizar a operação em cada rua da cidade, em cada bairro, todos os dias da semana”, explica. A ação faz parte do Operação Cata-Treco, iniciada pela prefeitura no início deste mês.

No trabalho de retirada de entulhos, os agentes da prefeitura recolhem móveis velhos nas calçadas, madeiras, plásticos, eletrodomésticos quebrados, pneus velhos, entre outros. O material está sendo estocado para reciclagem em parceria com a ONG Eco e Vida. De acordo com um dos líderes da ONG, João Carlos Gonçalves, a armazenagem acontece seletivamente, em grupos para reciclagem, organizados principalmente em quatro categorias: metais ferrosos, alumínio, madeira e pneus. “Oferecemos as duas primeiras categorias, que têm mais valor comercial, aos catadores de materiais recicláveis, porque gera trabalho e renda para quem mais precisa”, afirma.

Segundo Gonçalves, as madeiras serão reaproveitadas por indústrias, seja para triturar, reciclar ou produzir carvão. Já os pneus velhos estão sendo reservados para a prefeitura produzir lixeiras ecológicas. Muitos deles já podem ser vistos na Prefeitura, na Câmara Legislativa e no prédio do Mais Fácil. Foram produzidos 18 destes recipientes até o momento. Além de reciclar, a iniciativa é 97% mais econômica: o custo médio da lixeira ecológica de 100 litros é de R$ 7,00 por unidade, enquanto as lixeiras plásticas convencionais de 92 litros estão à venda no mercado por cerca de R$ 230.

O segredo é o baixo custo dos materiais utilizados. As lixeiras ecológicas são compostas principalmente por pneus usados de carro ou de motocicleta e são costuradas com corda de nylon. Todas têm fundo aberto para não gerarem água parada.

Sobre o Projeto Várzea Mais Bonita

A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou também no dia 5 de fevereiro a versão piloto do Projeto Várzea Mais Bonita. O objetivo da inciativa é executar, bairro a bairro, duas ações simultâneas: a recuperação de vias como tapagem de buracos, desobstrução e aplanação de ruas de terra; e ações de limpeza em áreas públicas como capinação, podas de árvores e desassoreamento de córregos.