Educadores participam de formação focada em musicalização infantil por meio do programa “Brasil de Tuhu”

Educação - Destaques Destaques Notícias

A oficina apresenta histórias de forma lúdica e interativa proporcionando ensino musical para alunos e professores das escolas municipais

Na terça-feira (27), a Prefeitura de Várzea Paulista por meio da Unidade Gestora de Educação recebeu novamente a formação proporcionada pelo programa ‘Brasil de Tuhu’. A oficina parte do princípio de construção de conhecimento através da música com enfoque na primeira infância. A atividade aconteceu no auditório da praça CEU e foi direcionada a 48 professores, divididos em dois turnos (manhã e tarde).

Segundo a gestora de Educação, Magali Souza, a ação se estenderá para todas as unidades escolares de educação infantil. “A ação formativa em parceria com Brasil de Tuhu objetiva incentivar e oportunizar vivências e experiências diferenciadas e significativas para nossos alunos. Este ano, a expressão artística por meio da música na ação pedagógica de nossos professores de arte junto aos pequenos de creche e pré-escola, em um projeto que teve início em algumas unidades, se estenderá para todas as escolas de educação infantil”, declarou a gestora.

O objetivo da Vivência Musical do Brasil de Tuhu é ter a criança como foco das atividades, além de apresentar recursos que incentivem a criar experiências importantes para a formação completa do cidadão, estimulando a troca entre criança e educador através da música.

Musicalização e sua importância na educação

Segundo a diretora pedagógica e fundadora da iniciativa, Carla Rincon, a vivência propõe democratizar o acesso à música e principalmente, trabalhar a construção de identidade das crianças. “Usamos o folclore brasileiro como temática, é importante para a criança ter desde cedo o contato com sua cultura para que comece a construir sua identidade”, comentou. “A música é um importante instrumento pedagógico, pois quando estamos alegres, conseguimos aprender melhor. O programa educa, integra e cria laços entre as crianças e os professores”, completou Carla.

Carla Rincón explicou que a Vivência Musical é um ciclo formativo, que propõem o ensino musical através de jogos e brincadeiras fáceis e estimulantes, trabalhando ritmo, harmonia e melodia. O objetivo principal do ‘Brasil de Tuhu’ é ter a criança como foco das atividades e apresentar recursos que incentivem a criar experiências importantes para a formação integral como cidadão.

O professor do programa, Bruno Jardim, disse que a troca entre eles e os professores é de extrema importância para que a iniciativa seja cada vez mais aprimorada. “Nesse momento com eles, conseguimos olhar para dentro e ter uma autorreflexão, pois quando estamos transmitindo o conhecimento, recebemos isso de volta também. Isso vai permitir que possamos melhorar cada vez mais, é gratificante”, destacou.

Além de professores municipais, profissionais de cidades vizinhas como Piedade, também estiveram presentes na formação. Também estiveram na formação, o coordenador técnico de Educação, Fabiano Mantovani, a coordenadora técnica, Rute de Paula Ramos e a diretora pedagógica, Glauce Rocco Parazzi.