“Leide e Laura” animam Encontro de Folia de Reis e Violeiros de Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

A dupla resgatou clássicos da musica sertaneja de raiz e do folclore brasileiro

No último sábado (14), a Praça da Bíblia foi palco de mais um evento que proporciona aos amantes da cultura popular e da música sertaneja de raiz o resgate de suas tradições: a sétima edição do Encontro de Folia de Reis e Violeiros, que  trouxe como principal atração as irmãs ‘Leide e Laura’, muito conceituadas no meio musical, especialmente no segmento que a festa contempla. O evento, seguindo a tradição dos anos anteriores contou com a apresentação de 18 companhias de Folia de Reis e Violeiros de diversas cidades brasileiras.

A dupla Leide e Laura nasceu no Mato Grosso e deu início à carreira em 1988. Entre os primeiros a acreditar no talento das irmãs está a dupla Liu e Léo, proprietários da gravadora Tocantins, que gravou o primeiro disco das irmãs em 1991. Hoje a dupla ‘Leide e Laura’ tem dez discos gravados.

A cantora Marinilza da Silva Rocha , a Laura, conta que as artistas têm um público fiel. “Temos um grande público voltado à música raiz e sempre participamos de festas culturais. Faz anos que não fazemos apresentações em rodeios, já que nossa música é o sertanejo de raiz”, revela. A irmã, Lucineide da Silva Rocha, “Leide”, completa: “Nos apresentamos também em teatros,  costumamos fazer shows em Alto Belo, em Minas Gerais , onde também há um grande movimento da Flia de Reis”.

Ambas contam, emocionadas, o significado da Folia de Reis não apenas em suas profissões, mas também em suas vidas. “Somos de uma família religiosa, e essa festa mexe muito comigo, com meus sentimentos, com minhas origens. É uma festa que defende nossa cultura e o folclore brasileiro”, afirma Laura. E Leide complementa: “É uma festa de fé. E a música raiz é nosso chão, nossa origem, é originalmente brasileira e ficamos felizes em estarmos em Várzea Paulista hoje para esta comemoração. Fomos muito bem recepcionadas”.

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira esteve presente no evento e presenteou a dupla com orquídeas e também conversou com a população. “Passei aqui para conferir o show com vocês. Já convidei Leide e Laura para virem para a oitava edição da Orquivárzea, a festa  de orquídeas mais bonita do Brasil. E nesta noite é muito bom ver a festa que a comunidade preparou. Novos investimentos estão vindo para a cidade, que está se modernizando, e, ao mesmo tempo,  preservando a tradição”.

Eduardo ainda fez questão de ressaltar a importância da  participação popular na festa. “Essa festa já é tradição. Parabéns a vocês que participam, constroem esse evento e a cidade de Várzea Paulista”, enfatizou.

Foliões

Além das irmãs Leide e Laura, outras atrações atraíram a população. Às 16h, o grupo de capoeira do Mestre Bola Sete fez sua apresentação. Depois, quadrilhas e artistas locais se apresentaram entre 17h e 18h30, quando também aconteceu um show de violeiros. Várias duplas sertanejas subiram ao palco da praça a partir das 19h.

O aposentado José Antonio das Neves, morador de Várzea Paulista há 50 anos, e do Jardim Primavera há 30 anos, afirma que o encontro é uma das mais belas festas da cidade. “Enquanto estiver com saúde, venho para esta festa. Essa é uma tradição que não pode acabar e essa festa esta a cada ano melhor. Com essas músicas sertanejas de raiz, relembro da minha infância. É uma alegria, uma satisfação muito grande poder estar aqui”.

Para o aposentado João Santos, morador de Várzea Paulista há 47 anos, a festa é bem estruturada. “É a segunda vez que participo, venho acompanhar minha esposa que montou uma barraca de artesanato aqui. Acho a festa bem estruturada, é muito boa, é um meio de reunir as pessoas do município para um momento de entretenimento. Acredito que resgata a cultura. De uns tempos pra cá a música sertaneja voltou a ser uma referência forte como era antigamente”, avalia.