Unidade de Cultura e Unidade da Pessoa com Deficiência fazem parceria para promover a inclusão de PCDs em Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias Pessoa com Deficiência - Destaques

Ação vai cadastrar artistas PCDs para que eles possam integrar atividades culturais e artísticas do município em busca de efetivar políticas públicas para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual

A Unidade Executiva de Cultura e Turismo e a Unidade Municipal da Pessoa com Deficiência está na busca de artistas e profissionais do setor cultural que sejam PCDs. A ação busca cadastrar os profissionais no Cadastro de Artistas da Cultura, para identificar quem são e onde estão, para que possam integrar as atividades e as programações culturais e artísticas do município. A proposta busca de levantar dados para a efetivação de políticas públicas dentro da cultura para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

Segundo a gestora executiva de Cultura e Turismo, Renata Câmara, o mapeamento será feito unificando as informações, na busca de incluir os artistas PCDs.  “A parceria entre os departamentos prevê uma capacitação para servidores da cultura, sobre conceitos, acolhimento e atendimento de PCDs, assim, criando mecanismo de acessibilidade, para incluir todos em nossos projetos e eventos, com esse objetivo incluímos nos formulários e fichas as perguntas: É pessoa com PCD? e Qual deficiência tem?”, comentou.

O gestor municipal da Unidade da Pessoas com Deficiência, Adrianinho Pavan, comentou que o cadastro é importante. “Com o cadastro os artistas PDCs, sejam eles profissionais ou amadores, poderão se apresentar na Semana da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em Setembro”, disse. Já a diretora da Musicarte, Marli Petean, disse que o cadastro irá ajudar a aprimorar o atendimento.

Inclusão na Cultura

Os artistas que possuem alguma deficiência poderão realizar a inscrição de forma online pelo formulário https://forms.gle/mLoa3KEUceVCcoAH7 ou presencialmente na Unidade Gestora Municipal da Pessoa com Deficiência de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os artesãos PCDs também poderão se inscrever no cadastro de artesão, clicando aqui (https://forms.gle/5i6BkeRgUE9rj1ME9) ou presencialmente na Unidade da Pessoa com Deficiência.

A Unidade fica localizado na Prefeitura de Várzea Paulista, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284. Para fazer contato ligue no número (11) 4596-9671.