Cemeb Erick Becker recebe a primeira formatura do Programa Bombeiro na Escola

Ação ensina sobre a prevenção a acidentes domésticos, afogamento, acidentes de trânsito e noções sobre gás, além das dinâmicas e momentos divertidos de aprendizado

A primeira formatura do Programa Bombeiro na Escola aconteceu nesta quarta-feira (12), para os alunos de 4° ano da Cemeb Erick Becker, no bairro Cidade Nova II. A ação tratou temas como a prevenção a acidentes domésticos, afogamento, acidentes de trânsito e noções sobre cuidados com o gás de cozinha. Além das dinâmicas e momentos divertidos de muito aprendizado para as crianças. O intuito do programa é envolver os alunos e prepará-los para agir em caso de acidentes, os tornando multiplicadores de conhecimento.  

O bombeiro educador que ministra as aulas, Cabo Brito, comentou que estava muito feliz. “Trabalho há 10 anos como bombeiro, mas agora como bombeiro educador, eu me sinto muito feliz e realizado ao exercer essa função. Agradeço a Prefeitura de Várzea Paulista, pois eles abriram as portas das escolas, para que a gente pudesse levar conhecimento as crianças”, comentou.

Segundo a gestora municipal de educação, Magali Oliveira, essa ação tem como proposta salvar vidas. “Neste projeto os alunos aprenderam coisas que podem salvar vidas, evitar acidentes externos e até acidentes domésticos, que são tão comuns no nosso dia a dia”, disse. “Esse projeto marcou os alunos, isso se demonstra no olhar de cada um deles”, disse. 

Bombeiro na Escola marca a memória dos alunos

A aluna do 4° ano, Maria Luiza, disse que achou a atividade um momento maravilhoso e mágico e que foi legal que os pais puderam estar na formatura. “Eu gostei principalmente porque a gente conseguiu aprender muito, vimos os equipamentos dos bombeiros e treinamos em como agir em situações de risco”, falou.

A mãe de um dos alunos, Rejane Oliveira, comentou que achou essa ação formativa muito interessante. “Essas atividades extracurriculares sempre vêm pra agregar a vida dos nossos filhos, pois mostram que a escola ensina mais que a ler e escrever, ela ensina como se portar em diversas situações”, comentou.

“Esse projeto foi muito legal e importante pra nós alunos, aprendemos sobre afogamento, sobre como agir em situações que algo esteja pegando fogo e em outras diversas situações de perigo”, disse a aluna do 4° ano, Heloísa Vitória da Silva.

Próximo passo

A Prefeitura de Várzea Paulista vai levar o projeto para outras escolas da rede e as próximas CEMEBs a receber o Programa Bombeiro na Escola, serão Juvelita Pereira da Silva; São Miguel Arcanjo; Erick Becker e Anisio Teixeira.