Gestores escolares, Unidade de Educação e forças de segurança debatem trabalho preventivo de segurança

Medidas para intensificar segurança em espaços escolares foram abordadas e definidas; intuito é que escolas fiquem cada vez mais seguras

Em mais uma medida da Prefeitura para ampliar o trabalho preventivo de segurança, um importante debate sobre a intensificação de ações preventivas em ambientes escolares de Várzea Paulista foi realizado na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Praça CEU. Administradores escolares da Rede Municipal e de colégios particulares participaram de um encontro com gestores da Unidade Gestora Municipal de Educação, e profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O convite foi estendido às escolas da Rede Estadual, mas a dirigente responsável informou a existência de uma agenda, motivo pelo qual não compareceu.

Algumas ações foram definidas para deixar as escolas mais seguras para profissionais, alunos e comunidade escolar (pais e demais familiares e amigos dos alunos), com o papel decisivo exercido pelo poder público e a cooperação da população. Entre elas, destacam-se: o grupo de WhatsApp com integrantes das escolas, PM e GCM, para trocas de informações e possíveis pedidos de ajuda às forças de segurança; o aplicativo Botão do Pânico, para agilizar pedidos de socorro em casos necessários; a convocação de profissionais aprovados em concurso público para reforçar os recursos humanos das escolas que atuam em funções importantes para a segurança; e a intensificação da identificação de visitantes, a fim de evitar ao máximo a entrada de pessoas mal-intencionadas no ambiente escolar.

Segundo a gestora municipal de Educação, Magali Souza, a reunião foi de extrema importância e alinhada aos esforços da administração professor Rodolfo Braga, no que tange à segurança dos alunos, profissionais e comunidade escolar. “Foi um momento no qual o diálogo estabelecido apresentou orientações técnicas do âmbito da segurança pública, favorecendo a organização da escola em prol dos cuidados preventivos para a segurança escolar”, declarou.

Entre os demais participantes, estiveram o 1º sargento Tavares, da Polícia Militar, o gestor municipal de Segurança Pública, Leandro Basson, estiveram o comandante da GCM, Dejair Pellini, o gestor executivo municipal de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues, e o inspetor da GCM, Barcaro, responsável pela área de inteligência da GCM.